sexta-feira, 29 de setembro de 2006

Top Movies

Bem, e porque não fazer uma lista com alguns dos meus filmes favoritos? Então cá vai:

- "Pulp Fiction"
- "Casablanca"
- "Star Wars"
- "Heat"
- "Face/Off"
- "My Girl"
- "Jurassic Park"
- "Reservoir Dogs"
- "Lord of the Rings"
- "King Kong"

terça-feira, 26 de setembro de 2006

Matrix


"The Matrix Reloaded"

Como é possível fazer um filme assim tão mau? É verdade, pareço ser a voz do contra em relação à generalidade do público cinéfilo. Mas o que acontece é que este 'filme' é mesmo muito mau. Sinceramente, pensei que ver esta sequela pudesse explicar a razão da existência de Matrix, mas o que é facto, é que só piorou. A razão para este filme ser tão excessivamente mau, é de não inovar em nada, em comparação com o primeiro, além de que consegue ser ainda mais aborrecido, com diálogos que fazem parecer os guiões de filmes pornográficos. Nem a presença de Monica Bellucci, nem os efeitos visuais conseguem salvar este filme da mediocridade. E não é preciso pensar duas vezes para considerar este filme como sendo um dos piores de sempre. O argumento não entusiasma minimamente, pois trata-se de uma história sem nexo, com diálogos tão aborrecidos e maçadores, que funcionam como um óptimo sonífero. A relação entre Neo e Trinity não tem ponta que se lhe pegue, já que não existe a mínima química entre os dois. As interpretações são nulas, salvando-se a de Hugo Weaving na pele de Agent Smith. Keanu Reeves, que até tem o estilo necessário para o papel, parece não saber interpretar o papel de Neo, dando-lhe um ar demasiadamente sombrio e pouco natural (aliás, o filme tem muito pouco de natural). Até os mal-amados Steven Seagal ou Jar-Jar Binks fariam melhor. Depois, é certo que Neo consegue fazer tudo no mundo de Matrix, mas não me entra na ideia que ande armado em Super-Homem. O mais intrigante é tentar perceber o fascínio dos milhões de fanáticos que existem em todo o mundo. É que um filme não pode ser considerado excelente apenas pelos efeitos visuais. Sinceramente, eu prefiro ver uns bonecos como na primeira trilogia de Star Wars, que estes efeitos não acrescentam nada ao filme. Para concluir, só peço que me tragam mais hobbits e Jedis, que assim eu não me aborreço.

Revolta da pipoca



"REAR WINDOW" de Alfred Hitchcock

Resumo:
O fotógrafo L.B. Jeffries (James Stewart) está confinado a uma cadeira de rodas. Para passar o tempo, ele observa os vizinhos atravé da janela do seu apartamento. Entretanto começa a suspeitar que um dos seus vizinhos assassinou a sua esposa, e de modo a desvendar este caso ele conta com a ajuda da sua namorada Lisa (Grace Kelly) e da sua enfermeira Stella (Thelma Ritter).
Mas que belo filme este de Hitchcock. "Janela Indiscreta" é talvez o filme que melhor define o realizador. Com um cenário reduzido (o filme passa-se todo no apartamento de James Stewart), o realizador consegue prender-nos ao ecrã do início ao fim. Grace Kelly tem uma das melhores entradas que alguma vez vi no cinema, onde é capaz de enfeitiçar qualquer homem com a sua beleza. Os vizinhos representam a vida tal c0mo ela é. O espectador é capaz de se identificar com algum dos personagens.
Este é um filme obrigatório na filmografia do realizador inglês.
*****