terça-feira, 30 de janeiro de 2007

Hounddog


Há um filme que me tem despertado a curiosidade por toda a polémica que se está a gerir à volta dele. Trata-se de "Hounddog", o último filme de Deborah Kampmeier, com Dakota Fanning no principal papel. A polémica gira à volta do facto da actriz, ainda só com doze anos, ter cenas que poderão ser consideradas inapropriadas para a sua idade. Muito resumidamente o filme conta a história de uma miúda precoce mas com problemas que encontra refúgio na música de Elvis Presley. O filme foi nomeado para o grande prémio do Juri do Festival de Sundance, que não ganhou.

sexta-feira, 26 de janeiro de 2007

Que saudades!


Bem e se ontem fui ao cinema ver algo de novo, hoje estou numa de saudosismo. Acho que vou até á minha colecção de dvd e vou rever uma trilogia da minha infância e juventude. Pois, vou ver "KARATE KID". Aos olhos de hoje os filmes até podem parecer um pouco desapropriados ou maus, mas eu cresci nos anos 80 e 90. Tenho hoje 24 anos e cresci a sonhar que tudo era possível, até desancar uma data de tipos com meia dúzia de golpes de karate. Hoje sei que não sou capaz. Talvez acabasse com uns dentes partidos e todo negro. nos tempos que correm, estes filmes fazem-me sentir nostálgico. Creio que o cinema actual já não permite a essas coisas. Não sei se daqui a vinte anos me sentirei saudoso com o passado ao ver um filme de agora, por mais que goste do que vejo. São heróis como Daniel "san", Rocky, Cobra, Terminator, os dinossauros da primeira aventura de Spielberg, Han Solo e tantos outros que me fazem recordar outros tempos.
E hoje estou numa de ver Mr. Myagi a ensinar o Karate a Ralph Maccio.

Dia de cinema

Pois é, ontem foi dia de cinema. Dois filmes que vi:



1º "Blood Diamond" - O filme é bom, violento com os putos a matar tudo o que lhes aparecia pela frente, enfim... Leo DiCaprio merece a nomeação para o Oscar de melhor actor por este filme e não pelo "The Departed".
14/20


2º "Scoop" - Outro filme bom, que me divertiu imenso. É sempre bom ver a Scarlett de fato de banho,e o ar paranóico do Woody Allen é sempre divertido. Vale bem a pena. 14/20

quarta-feira, 24 de janeiro de 2007

Dead Or Alive


Hoje sinto aquele "guilty pleasure". Pois é, deve ser as hormonas que falaram mais alto, mas apreciei o filme "DOA - Dead or Alive". Tenho noção que o filme até é fraquinho, mas ver aquelas beldades lutar, tira-me do sério. Enfim...

segunda-feira, 22 de janeiro de 2007

Week End com filmes

Pode parecer patético mas este Sábado tirei o dia para ver três filmes. Um deles em dvd, e os outros na tv.



"DaVinci Code" - tenho de confessar que quando vi o filme no cinema detestei-o e quando mo ofereceram pelo Natal tive de o rever. Agora que o vi pela segunda vez, já não me parece assim tão mau. Não é um grande filme e nem o Tom Hanks consegue fazer dele melhor. Mas ainda assim apreciei melhor agora a história. Não li o livro, e não tenho intenções de o ler, pois a escrita de Dan Brown não me atrai. 3/5



"The School Of Rock" - Um filme para miúdos e graúdos. Não se fazem filmes para crianças assim há já muito tempo. Jack Black é sem dúvida um grande actor.


"Infernal Affairs" - Gostei de rever este filme. É um clássico que se pode ver e rever, mas creio que não se pode cair no erro de o comparar com "The Departed". São filmes de culturas diferentes.

sexta-feira, 19 de janeiro de 2007

STAR WARS EPISODE 3


The Revenge of the Sith

Fazer uma apreciação deste filme sem referir os anteriores é uma tarefa impossível. O terceiro capítulo da prequela galáctica de George Lucas é provavelmente o melhor dos três, e aquele que mais se aproxima do espírito mágico que a trilogia inicial (Episódios IV, V e VI) nos tinha deixado. Enquanto que nesses episódios, a história centrava-se na figura de Luke Skywalker e na Rebelião que tentava derrubar o Império, os Episódios I, II e III dão-nos a conhecer a história de Anakin, pai de Luke, e de como este se tornou na personagem mítica Darth Vader. O lado político também está presente na forma como a República deu lugar ao Império.
Ao contrário do que muitos poderão pensar, esta saga não é apenas mais um espectáculo de efeitos especiais, mas sim uma história que celebra o amor. O relato da vida de um homem que amou demais, e que para salvar a sua amada desgraçou toda uma galáxia. Uma história que nos pode fazer lembrar a de D. Pedro que se tornou cruel depois da perda de D. Inês. Se por um lado foi o amor que empurrou Anakin para o Lado Negro, também foi o amor que o fez redimir-se no final do Episódio VI. Neste Revenge of the Sith não falta nada: desde os momentos de humor, o drama, os duelos de sabre de luz que nos fizeram sonhar anos a fio (o duelo final entre Anakin e Obi-Wan é genial).
Hayden Christensen é perfeito no papel de Skywalker. O seu olhar amargurado reflecte os sentimentos da personagem que tudo faz para salvar a sua mulher Amídala. George Lucas acertou em cheio ao apostar neste actor; para Hayden o desafio era enorme pois não poderia defraudar as expectativas dos milhões de fãs, uma vez que encarna aquele que é para muitos o vilão mais adorado do cinema. Os restantes actores estão à altura das personagens, com especial destaque para Natalie Portman e Ian McDiarmid nos papéis de Amídala e do Imperador.
A banda-sonora, como é habitual, está ao encardo de um senhor nesta matéria, John Williams. Habituado a trabalhar com os gigantes de Hollywood como Steven Spielberg, e com uma colecção de Óscares e outros prémios já arrecadados, Williams criou verdadeiras peças épicas, seja na altura de maior drama, seja nas grandes cenas de acção.
Encontrar pontos negativos numa saga que se adora é difícil. Naturalmente que o filme os tem, mas não serão muito importantes uma vez que todo o resto nos faz esquecer. Um filme para fechar com chave de ouro a maior saga do cinema popular que se iniciou há trinta anos.

quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

The Prestige


Já faltava um filme assim no cinema actual. O último filme de Christopher Nolan, autor dos aclamados "Memento", "Insomnia" ou "Batman Begins", faz de uma simples história de dois rivais na magia, uma obra mágica. Como é hábito não gosto de fazer comentários muito profundos sobre os filmes que vejo, só algumas notas:

- a dupla rival é bastante credível e sente-se sempre uma empatia por ambos;



- a bela Scarlett usa uns fabulosos vestidos;

- Andy Serkis, a.k.a. Gollum, a.k.a. King kong, tem o papel de Alley neste filme;

- o final adivinha-se mas ao mesmo tempo surpreende!

Um filme sem dúvida que merece ser visto e apreciado com um enorme prazer!

terça-feira, 16 de janeiro de 2007

Golden Globes

Pois é... E lá teve lugar mais uma entrega de prémios! Relativamente aos premiados não houveram grandes surpresas. Mas na minha opinião ainda existiram algumas e contentações:



1- Na televisão a série dramática vencedora foi "Anatomia de Grey". Estava à espera que fosse "House", "24" ou "Lost".

2- "Volver" não ganhou o prémio para melhor filme estrangeiro. Já não há pachorra para Almodovar e as suas histórias.

3- Martin Scorsese bateu Clint Eastwood na realização. Também nao há paciência para Clint, que ainda assim ganhou no melhor filme estrangeiro.



4- Gostei do discurso de Hugh Laurie ao vencer. É um comediante nato.

5- Eddie Murphy poderá ter surpreendido ao bater Jach Nicholson, mas desta vez ele merece!

P.S. Mas quem eram aqueles comentadores do AXN? Foram muito infelizes! Uma pobreza!

segunda-feira, 15 de janeiro de 2007

Matthew Perry


Matthew Perry: quem é este actor?
Sou fã do Matthew! Mais conhecido por Chandler Bing de "Friends" (este era o personagem com quem eu me identificava), Matthew nunca teve um papel (à excepção de "Friends") onde conseguisse mostrar verdadeiramente o seu talento como comediante.
No cinema não tem tido grandes oportunidades: o filme com maior destaque talvez seja "The Whole Nine Yards" (2000), ao lado de Bruce Willis. Depois tem feito aparições em várias séries televisivas como "Beverly Hills, 90210", "Ally McBeal", "Caroline in the City", etc. Eis que chega mais uma série de tv. E nesta sim, pode brilhar. Trata-se de "Studio 60 on the Sunset Strip". Ele faz o papel de Matt Albie, companheiro de Bradley Whitford, que faz de Danny Tripp. Estes dois têm um show televisivo, e a série anda à volta dos bastidores. Espero que chegue a Portugal, para os portugueses se deliciarem com mais uma grande sit-com.

sexta-feira, 12 de janeiro de 2007

Mais Hitchcock

Pois... E lá consegui adquirir mais dois filmes do mestre Hitchcock: "Trouble With Harry" e "Strangers In A Train". E saíram mais dois belos filmes do cineasta.


O primeiro foge completamente ao habitual do realizador. Trata-se de uma comédia, mas uma comédia negra. O filme é bom, apesar de não ter tido grande sucesso nos EUA. Creio que os americanos não estariam prontos para se brincar com a morte como o realizador britânico brinca. Tudo no filme é tratado com requinte. A banda sonora tem mais uma vez um papel muito importante no filme. Há cenas que ficam na memória, e isso com a ajuda da música. Trata-se ainda do primeiro filme de Shirley MacLaine.

Já "Strangers In A Train" tem um argumento extremamente original. Dois desconhecidos conecem-se num comboio e um deles tem uma ideia. Cada um deverá cometer o crime um do outro. E a história vai desenrolar-se à volta disso. É mais uma obra-prima, onde não há muito a dizer. O melhor é mesmo apreciar.

São dois filmes belos para juntar à minha coleção de dvd's!!