quarta-feira, 26 de setembro de 2007

JOHN TRAVOLTA


Começo logo por dizer que John Travolta é o meu actor preferido. Desde sempre que o é, e para já vai continuar a ser, independentemente dos filmes que venha a fazer. E se faz parte da religião da Cientologia, isso a mim não me interessa nada. Interessa é o que faz à frente das câmaras.

Revejo os filmes dele vezes sem conta. É com ele os meu filmes favoritos. Gosto ainda mais quando faz de vilão. Lembro-me obviamente de Pulp Fiction e Face/Off (este com uma interpretação magnífica).


Quero só deixar aqui alguns dos seus papéis que eu mais gosto.

- Pulp Fiction - Vincent Vega

- Face/Off - Castor Troy/Sean Archer

- Broken Arrow - Deakins

- Mad City - Sam Baily

- A Civil Action - Jan Schlichtmann

- Get Shorty - Chili Palmer

- Battlefield Earth - Terl

- Phenomenon - George Malley

- A Love Song for Bobby Long - Bobby Long

- Basic - Hardy

- White Man's Burden - Louis Pinnock

- Look Who's Talking - James Ubriacco

- Blow Out - Jack Terry

- Saturday Night Fever - Tony Manero

- Grease - Danny Zuko (o melhor musical de sempre).

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

SCI-FI DAY

Enquanto não começo o meu estágio a sério, vou tirando os momentos livres para ver uns filmesitos. Hoje foi dia de ficção científica!!!




Primeiro foi The Sound Of Thunder com Edward Burns. O filme não é nada de especial, mas tb não é fraco. O que é fraco neste filme são mesmo os efeitos especiais. Mais parecem saídos dos filmes de série B, e tendo em conta que o filme é de 2005, isso não joga muito a favor do filme. Outro aspecto negativo do filme é o seu final. Creio que haveria material para surpreender, mas os criadores optaram por algo mais esperado. Ainda assim ao longo do filme vai sendo criado um certo frisson que é bom para manter o interesse de quem o vê. Resumindo, um filme mediano, que não acrescenta nada ao género.


Guardei para depois algo de outro campeonato: Sunshine de Danny Boyle. Com dois filmes fantásticos no currículo (28 Days Later e Trainspotting), esperava-se algo de surpreendente,e realmente isso acontece. Quem está à espera de um filme de acção no espaço pode ficar desiludido. O filme cria uma atmosfera de tal forma claustrofóbica (ao nível de Alien), que todos os tripulantes vão sendo postos à prova, e todos vão morrendo (não sobra nenhum no final), apesar do happy-ending final. Este será um daqueles filmes que se adora ou de odeia. Creio que para se gostar é preciso ver mais que uma vez para percebermos tudo o que a história desenvolve (bem ao jeito de Hitchcock). A seu tempo, creio que se poderá tornar um clássico de ficção.
Para hoje, talvez reveja Sean connery em Dr. No.





terça-feira, 18 de setembro de 2007

PLANET TERROR


Bem, está quase aí a estrear a segunda parte de Grindhouse, Planet Terror de Robert Rodriguez. Tenho medo que a Lusomundo faça o que fez com Death Proof de Tarantino, ou seja que não coloque o filme numa das salas de Coimbra ou Figueira da Foz. Senão lá vou ter de esperar pelo DVD, o que sinceramente me custa. Já tive de esperar algum tempo pela estreia, e esperar mais alguns meses não estaria nos meus planos. Isto porque eu não sou pirata!!!




ABAIXO A LUSOMUNDO

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

MAN ON FIRE


Não tenho problema nenhum em afirmar que este será um dos melhores filmes de acção deste novo século. De Denzel Washington não esperamos senão o melhor. De Tony Scott já poderemos ter dúvidas, mas o realizador tem mostrado que sabe que acção é com ele. Afinal é dele Déjà Vu, Enemy of the State, The Fan, Top Gun, entre muitos outros.

Agora quem surpreende (ou não) é Dakota Fanning. A miúda tem o futuro mais promissor de Hollywood. Quando se tem 13 anos e já se trabalhou com os maiores do cinema americano (Spielberg; Tom Cruise, Robert deNiro, Sean Penn), e tem participações em tudo quanto é série como Friends, Taken, CSI, Malcolm in the Middle, Spin City, Ally McBeal, ER, etc, já não se pode aspirar muito. Isto tudo aliado ao claro talento que tem.

Quem também tem uma participação neste filme é Christopher Walken. este é para mim um dos maiores actores americanos. Cada performance é uma lição de talento.


O filme é mesmo muito bom, mas com outros actores talvez não chegasse aos calcanhares no que este se tornou.