sexta-feira, 20 de junho de 2008

CINE MOMENTS - KARATE KID

Um dos clássicos dos anos 80 com o desaparecido (porque não sei o que é feito dele) Ralph Maccio e o desaparecido (porque faleceu) Pat Morita. Escolhi a cena final do primeiro filme porque na altura me fez acreditar que era possível derrotar, mesmo coxo, o adversário maior que nós, só com a força de uma mente que cura lesões. se calhar era melhor ensinar essa técnica aos médicos do Benfica e ao Mantorras.


quinta-feira, 19 de junho de 2008

HAPPY BIRTHDAY JURASSIC PARK



Passaram-se na semana passada (11 de Junho) 15 anos da estreia de Jurassic Park. Essa obra-prima do mestre Spielberg que até hoje é o filme que mais marcou a minha infância e se disser que vi o filme mais de 100 vezes, isso não é exagero nenhum. Desde a sala de cinema, a todas as vezes que passou na televisão, à velhinha VHS e depois ao DVD. Cenas e diálogos sei-os de cor e salteado. Um dos meus filmes favoritos, e o quarto deve estar para breve.


quarta-feira, 18 de junho de 2008

FORGETTING SARAH MARSHALL



Dos criadores de 40 Year Old Virgin e Knocked Up espera-se sempre uma boa comédia, e mesmo que não ultrapasse o delirante filme com Steve Carrell, este é também muito engraçado. Bons momentos cómicos, desde uma competição de sexo à cena final do musical do Drácula. Não ficará para a história mas passou-se ali uma boa sessão de cinema. E a Kristin Bell é qualquer coisa de ................................................................................ (isto sou eu a reflectir num bom adjectivo para qualificar a actriz) ........................................................................................................................................................................................, pronto é boa comó milho.

Não havia era necessidade de ver tantas vezes o instrumento do actor principal. Claro que isto é uma opinião masculina.

DE VOLTA AO PAÍS DOS TUGAS

Depois de uma semana na cidade das Luzes (para quem não saiba é Paris) voltei ao país mais eufórico da Europa. Mesmo que não tenha tido tempo para ir até uma sala de cinema, ainda assim vi alguns filmes e li algumas coisas interessantes de cinema.

- Lá vi uma versão dobrada em francês de The Simpsons Movie. Desculpem mas Homer sem a voz de Homer não é Homer. Bart sem a voz de Bart não é Bart. Marge sem a voz de Marge não é Marge. O filme pode deixar a desejar, mas depois de duas dezenas de temporadas da série televisiva, as expectativas estavam bem lá em cima. Ainda assim é bom o filme. Tem lá os elementos todos que fizeram a série o culto que é hoje.




- Depois lá fui lendo umas coisas interessantes. Sinceramente não sabia que Oliver Stone estava a fazer um filme sobre George W. Bush, que se intitula simplesmente W com Josh Brolin no papel do cowboy. Curioso que esteja previsto estrear na altura das eleições.
- Ellen Page, que adoro, vai ser a protagonista de Jane Eyre, o best-seller de Charlotte Brontë.
- John Travolta que protagoniza o último filme de Tony Scott. Dali sairá qualquer coisa de explosiva. E pelas imagens o actor parece saído de um videoclip dos Village People.


FILMES PARA VER

- Speed Racer - Wachowvski Bros depois da bosta que foi Matrix.

- New York, I Love You

- JCVD - Van Damme num Biopic sobre si mesmo.

- Street Kings - apesar de não ir à bola com Keanu Reeves, este parece-me um bom filme.

- As Crónicas de Narnia - gostei bastante do primeiro capitulo. Muito melhor que qualquer Harry Potter.

- The Happening - é Shyamalan.

- Changelling - é Angelina Jolie.

- Wanted - é Angelina Jolie.

- Bangkok Dangerous - pura acção com Nic Cage.

- Mamma Mia - musical kitsh como eu gosto.

- Tropic Thunder - comédia com Ben Stiller e Jack Black.

terça-feira, 10 de junho de 2008

CRÍTICAS INSTANTÂNEAS

- MR BEAN'S HOLIDAYS (2007)

Eu sou fã da série protagonizada pelo excelente Sir Rowan Atkinson, contudo os filmes nunca lhe fizeram jus. Ainda assim existem puros momentos da série como por exemplo a cena no restaurante. O filme dá para matar as saudades do personagem mais desastrado da história da televisão. Não é nenhuma obra-prima, mas vê-se com agrado.





- THIRTEEN GHOSTS (2001)

Muito fraquinho como filme de terror. Começa mal e acaba pior. Dispensável.






- EL LABERINTO DEL FAUNO (2006)

Um obra, que á primeira vista poderá parecer para um público mais juvenil, é bastante adulta. Com um dos vilões mais detestáveis dos últimos tempos, esta é uma obra aconselhável a todos, mas que poderá não agradar tanto aos mais jovens. Mas trata-se de um filme muito bom, desde os pormenores mais técnicos, até aos personagens/elenco, argumento.



- ZODIAC (2007)


Quem estiver à espera de um filme de suspense, com muitas mortes pelo meio (afinal estamos perante a história de um serial-killer) está muito enganado. O filme é sobre a obsessão de um homem em descobrir a verdade. Quem estiver à espera de um filme na linha de Se7en está muito enganado. David Fincher criou aqui um filme diferente, mas também este é muito bom. A fotografia é um aspecto que realça a qualidade. Num tom escuro, temos criado um ambiente por vezes claustrofóbico. Uma última palavra para o elenco, que é brilhante.


- IN THE VALLEY OF ELAH (2007)


Depois de realizar Crash, era difícil para Paul Haggis continuar num nível tão elevado. Este poderá ser inferior ao oscarizado, mas é também ele muito bom. Outro filme que trata a obsessão em saber porque morreu o filho do protagonista (Tommy Lee Jones). A nomeação do veterano para o Oscar de melhor actor não podia ser mais merecida. A ver...

segunda-feira, 9 de junho de 2008

domingo, 8 de junho de 2008

HERÓIS


No cinema existem figuras icónicas que vão para sempre ficar na nossa memória. Figuras de acção, nomeadamente dos anos 80, que hoje são mitos. Quem não se lembra de Marty McFly no seu DeLorean a viajar no tempo? Ou McLane sempre no lugar errado à hora errada? E porque não Rambo que foi mal recebido pelos seus compatriotas. Depois um ícone masculino que foi Bond, James Bond, que ao longo de 21 filmes foi exemplo de charme. Depois um actor que caiu no esquecimento, mas que ficou na história por interpretar Luke Skywalker na melhor saga de ficção-científica. Finalmente Henry Jones Jr, aka Indiana Jones, o nosso arqueólogo favorito, que em quatro filmes percorreu o globo. Estes são os meus favoritos, mas outros como Daniel-san ou a tenente Ripley nos maravilharam em Karaté Kid e Alien.

Dificilmente hoje em dia se irá encontrar um personagem que nos marque como estes e outros nos marcaram.

Estes são os que mais gosto... E vocês?

sábado, 7 de junho de 2008

BEST HERO ON HEROES

O que se pretendia saber esta semana era qual o herói da série Heroes favorito das pessoas. Entre tantos personagens com capacidades diferentes a vencedora foi a menina bonita da série Claire, que tem o poder de se regenerar, ou seja, é quase imortal! Na segunda posição ficou o vilão da primeira temporada Sylar, que consegue "sugar" os poderes de todos os que onsegue matar. Finalmente na terceira posição ficou o carismático Hiro Nakamura. O personagem mais engraçado consegue teleportar-se no tempo e no espaço. Muito útil sem dúvida. Heroes é a minha série do momento. Com um leque de bons personagens interpretados por bons actores, a série cativa desde o primeiro episódio!
1º - CLAIRE BENNET 44%


2º - SYLAR 33%


3º - HIRO NAKAMURA 11%

NIKI SANDERS 11%

sexta-feira, 6 de junho de 2008

CINE MOMENTS - DEATH PROOF

O filme é mais uma obra maior de Tarantino. Esta cena é das danças mais sexys dos últimos tempos. E é impressão minha ou Vannesa Ferlito é uma sósia de Michelle Rodriguez?

quarta-feira, 4 de junho de 2008


CLARK KENT
+

NORMAN BATES



=



SYLAR (HEROES)

PARABÉNS SUPERMAN


Comemora-se este mês os 70 anos da criação de um dos maiores símbolos (senão mesmo o maior) da cultura Pop americana e mundial. Super-Homem, que representa a justiça, o Bem, nasceu e fez sucesso, seja nos comic, seja na televisão, no cinema, etc. É e será o meu super-herói favorito por tudo isso que representa e por ser difrente de todos os heróis. Afinal, se todos os outros super que conhecemos como Spiderman, Hulk, Batman entre tantos, Superman é diferente. Ao contrário dos outros que têm os poderes por obra de um qualquer acaso, Super-Homem nasceu assim, e Clark Kent não é mais do que um alter-ego. E que alter-ego tão bem criado.

No cinema ainda está para vir o filme que o herói merece. Ainda só a primeira aparição de Christopher Reeve consegue quase lá chegar. Os filmes deixam um pouco a desejar. Na televisão há boas séries. De George Reeves a Dean Cain ou Tom Welling, qualquer um deles é um bom Clark. A minha preferida é mesmo Smallville, talvez porque prefiro que a série se centre no personagem de Clark e não de Super-Homem.


Por tudo o que representa, PARABÉNS CLARK/SUPERMAN!

terça-feira, 3 de junho de 2008

CRÍTICAS INSTANTÂNEAS

- SNAKE ISLAND (2002)


Bem, este é daqueles que não é preciso ser um génio para adivinhar do que trata. Uma série de personagens, que mais não são do que carne para canhão, ficam presos numa ilha, que surpresa das surpresas está infestada de cobras. Cobras essas de todos os tamanhos e feitios. Por isso eu sabia bem o que me esperava. Confesso que de vez em quando gosto de ver este tipo de filmes, seja com cobras, aranhas, lagartos, crocodilos, tubarões, etc... Mas este é mesmo mauzinho. Os actores são aquilo que eu gosto de chamar de "fraquinhos". Safam-se as cobras, que são jeitosinhas. E há lá no meio uma dança muito gira, com uma cobra a dançar ao som da música.


NOTA: 1/5


- SUPERBAD (2007)




Dos criadores de Virgem aos 40 e Knocked Up, esperava-se aqui uma boa comédia. E de facto é boa. Mas filmes de adolescentes que deseperam por perder a virgindade, American Pie é o melhor. Ainda assim, lá está a melhor dupla de polícias dos últimos tempos e mais umas cenas engraçadas, mas tenho de dizer que esperava um pouco mais.

NOTA: 3/5

domingo, 1 de junho de 2008