quinta-feira, 31 de julho de 2008

CONTA-ME COMO FOI - O MELHOR DA TV PORTUGUESA


E não é que em Portugal também se faz televisão de qualidade. Curiosamente não estou a falar nem dos Malucos do Riso ou Os Batanetes. Estou a falar numa das melhores séries alguma vez feita aqui no país dos tugas. Conta-me Como Foi é algo de sublime. E já nem vou falar do facto de retratar fielmente o nosso país nos finais dos anos 60, durante um regime salazarista. Tudo é minucioso: casas, diálogos, publicidade... Enquanto produto televisivo é muito bom. Os actores são daqueles que sabem o que fazem, ao contrário daquilo que se vê nas 500 telenovelas da TVI que passam diariamente. Miguel Guilherme é dos nossos grandes actores. E depois é extremamente engraçado ver Portugal pelos olhos do pequeno Carlos.


Espero que a série dure mais uns bons anos, e não se deixe apagar por culpa das audiências. Isto é puro serviço público. Que culpa há se as pessoas ainda prefiram o lixo do canal de Queluz? Não vamos por isso eliminar o melhor que há na nossa televisão.

terça-feira, 29 de julho de 2008

domingo, 27 de julho de 2008

sexta-feira, 25 de julho de 2008

NARNIA: THE PRINCE CASPIAN

E enquanto não vou ver o novo Batman, fui ver mais um filme das Crónicas de Nárnia. E se o primeiro já era bom, este mantém o nível e como é normal numa sequela, esta prima por mais espectacularidade das imagens. Está na moda adaptar obras da literatura fantástica juvenil, onde Harry Potter é o maior exemplo. Confesso que à excepção do quarto filme do mágico, todos os outros foram fraquinhos. Mas aqui tenho mesmo de falar de Nárnia. E esse mundo é maravilhoso. Se o comparar com Lord of the Rings, no que a seres fantásticos e terras diz respeito, não é descabido de todo. São todos muito bem criados, e a introdução do novo personagem (Caspian X) veio dar uma outra frescura.

Enfim, no meio de tantos filmes fantásticos maus, este é um dos bons mas mesmo bons.


terça-feira, 22 de julho de 2008

WHAT THE F***


E enquanto não chega Quinta-feira para a estreia do novo Batman, é só de salientar, e não podia deixar passar, que o filme anda a bater recordes de bilheteira só nos EUA. Além disso, não é que o filme está em 1º lugar no TOP 250 IMDB (all time movies)? À frente de Gogfather... Não creio que se vá aguentar neste lugar muito tempo, mas creio que foi a primeira vez que isso aconteceu em anos.


Fica a pergunta:

Será que Titanic tem aqui um rival e pretendente ao trono, no que respeita a bilheteira?

sexta-feira, 18 de julho de 2008

WANTED


Poderá conter SPOILERS


Com Angelina Jolie, qualquer filme ganha pontos. Mesmo que esse filme seja o pior que possa aparecer, só o facto da minha futura mulher entrar nele é positivo. O que acontece neste Wanted é um pouco isso. O filme nem é nada de especial. Vê-se bem, mas nada de extraordinário. Um twist um pouco previsível, um início a lembrar Matrix (o que é mau), e umas boas cenas de acção. Agora o que fica na cabeça é Jolie, e que jolie que ela é (que trocadilho tão previsível). Um McAvoy que me faz lembrar o cantor francês Raphäel e Morgan Freeman que finalmente faz de vilão (spoiler). Enfim, nada de especial para um trailer que até prometia.

sábado, 12 de julho de 2008

WHAT I AM LISTENING NOW

Uma das minhas bandas-sonoras preferidas é a de Blues Brothers 2000. Com os grandes e míticos John Goodman e Dan Aykroyd, o filme recupera alguns dos clássicos da música e é extremamente engraçado. Um filme que pode fazer descobrir a boa música a que m não conhece.

Escolhi aqui a minha preferida. Ghosts Riders In The Sky, um original de Johnny Cash, é um belo momento no filme.

quarta-feira, 9 de julho de 2008

HANCOCK

E lá tive um tempinho para ir ao cinema. E como nas salas a que fui, em Portimão, não tinha muita escolha, lá me decidi ver o último filme com Will Smith - Hancock. E não é que passei um bom bocado!! Com filmes de super-heróis a estrearem todos os meses, este é daqueles totalmente diferentes daquilo a que estamos à espera. E foi isso mesmo que me fez decidir por este. Sem paciência para ver Iron Man ou Hulk (os últimos a estrearem), ver um Will Smith alcoólico com super-poderes foi bastante divertido. E depois temos Charlize Theron. Ligeiro q.b., divertido q.b., despretensioso como todos estes filmes deveriam ser. Foi uma hora e meia muito bem passada.

segunda-feira, 7 de julho de 2008

WHAT I AM (RE)WATCHING NOW



Neste momento, e porque não tenho tido tempo de ir ao cinema, ando a rever a melhor Britcom que alguma vez vi: Blackadder. Antes de ter encarnado o desajeitado Mr.Bean, Sir Rowan Atkinson interpretou Edmund Blackadder. Ao longo de quatro temporadas, são revisitadas alguns períodos da história inglesa. A minha preferida continua a ser a última temporada, relativa ao período da I Guerra Mundial, que culmina num excelente final de série. Também Hugh "House" Laurie tem um papel em duas temporadas, desempenhando um papel oposto ao que interpreta actualmente como Dr House. Aqui ele é mesmo burro que nem uma porta.


Hilariante pedaço de televisão para ver e rever!!

sexta-feira, 4 de julho de 2008

CRITICAS INSTANTÂNEAS

- CURSED, WES CRAVEN (2005)

Wes Craven é visto como um dos mestres do horror. Bem , para mim ele tem apenas dois filmes que valem a pena: The Hills have Eyes de 1977, e a excelente trilogia Scream. Este Cursed foi a sua tentativa de incursão no mundo dos lobisomens. Infelizmente saiu-lhe o tiro pela culatra e tem aqui um filme falhado. Nem a presença da "negra" Christina Ricci que será sempre a pequena Wednesday da Familia Addams. Este filme de Craven é todo tão prevísivel que até enerva. Trata-se de um entre tantos filmes de lobisomens.

NOTA: 2/5

- BAD SANTA, TERRY ZWIGOFF (2003)

Uma daquelas que tenho estado para ver mas nunca me tinha puxado, talvez por não ir à bola com o Billy Bob. Ainda bem que o vi, pois é uma comédia natalícia, ou antes anti-natalícia. Um Pai-Natal que tem todas as "virtudes" para ser um exemplo para os mais novos. Não será um filme que ficará para a história, mas é tão despretensioso e cool que é impossível não gostar nem um bocadinho. E depois tem um puto adorável, cheio de dúvidas.

NOTA: 3,5/5

terça-feira, 1 de julho de 2008