terça-feira, 30 de setembro de 2008

TOP 500 EMPIRE


A revista Empire decidiu fazer um inquérito a nível mundial de forma a elaborar uma lista com os 500 melhores de sempre. Naturalmente que a grande maioria dos filmes são americanos, mas não é isso que choca. Bem sei, que na questão de gostos somos todos diferentes, mas há certas curiosidades nesta lista que me deixam perplexo.


- Godfather foi o grande vencedor. Pessoalmente não gosto muito deste filme, mas isso não me impede reconhecer o seu mérito. Até percebo este lugar, que é o mesmo no imdb.


- Nos dez primeiros lugares nem há muita discussão. Os filmes são todos grandes clássicos;


-1º choque: o filme mais bem classificado de Hitchcock apenas surge na 40ª posição (Vertigo);


- Como se pode incluir nesta lista Matrix 39º (este é embirração minha), The Virgin Suicides 262º (Sofia Coppola é capaz de melhor), Transformers 309º (este é mesmo impossível de perceber de tão mau que é), Spiderman 437º (só presta o segundo e mesmo assim não incluiria numa destas listas), Harry Potter and the Prisoner of Azkaban 471º (outro que não percebo mesmo, até porque em 500 filmes não aparece Narnia que é bem melhor que os filmes do feiticeiro), Piratas das Caraíbas e o Cofre do Homem Morto 475º.


Enfim, vale o que vale esta lista/TOP, ou seja nada.


Como curiosidade ficam aqui os 10 primeiros:


1. The Godfather (Francis Ford Coppola, 1972)

2. Raiders of the Lost Ark (Steven Spielberg, 1981)

3. Star Wars Episode V: Empire Strikes Back (Irvin Kershner, 1980)

4. Shawshank Redemption (Frank Darabont, 1994)

5. Jaws (Steven Spielberg, 1975)

6. GoodFellas (Martin Scorsese, 1990)

7. Apocalypse Now (Francis Ford Coppola, 1979)

8. Singin’ in the Rain (Stanley Donen, Gene Kelly, 1952)

9. Pulp Fiction (Quentin Tarantino, 1994)

10. Fight Club (David Fincher, 1999)

sábado, 27 de setembro de 2008

PORQUE TAMBÉM SE FAZEM SPOTS GENIAIS

De vez em quando surgem pequenas pérolas na televisão. Neste caso, estou a falar de um spot publicitário referente ao aquecimento global, que choca de uma forma que Uma Verdade Inconveniente nunca conseguiu.

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

QUOTATION OF THE DAY

"If the top cop in this country can´t come home every night to his wife, then the hell with the country, because the only place that I'm going is upstairs with you."

John Travolta
Face/Off (1997)

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

CINE MOMENTS - FACE/OFF

Face/Off é daqueles filmes que deixa qualquer filme de acção a um canto (talvez esteja a exagerar, mas na minha opinião é mesmo assim). Adrenalina é a palavra que me vem à ideia quando penso neste filme. A interpretação da dupla-protagonista é fantástica, mas tenho de confessar que gosto de ver John Travolta enquanto Castor Troy, ou seja como vilão. Como não consegui escolher uma só cena para destacar, o vídeo que aqui fica é um tributo ao filme.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

domingo, 21 de setembro de 2008

AS MAIS BELAS DA TV

HEROES

SMALLVILLE


FRIENDS

CSI NEW YORK

BUFFY THE VAMPIRE SLAYER

DARK ANGEL

24

BONES

CSI MIAMI

sábado, 20 de setembro de 2008

BENVINDA DE VOLTA



E finalmente a notícia que se esperava. A Premiere está de volta a Portugal. A partir de Outubro voltará às bancas portuguesas, um ano depois de ter sido "descontinuada". Sinceramente nunca percebi as reais razões para que a tirassem do mercado. Como única publicação portuguesa, tinha mais que espaço para continuar. Não se tratava de uma revista cara de fazer, e pelo que sei tinha um número razoável e consistente de leitores. Por tudo, seja benvinda de volta PREMIERE.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

CINE MOMENTS - RAMBO: FIRST BLOOD

Porque este filme é dos grandes filmes dos anos 80 e conta com um Stallone no seu melhor. A cena final é profunda e cheia de talento. Muita gente se calhar tem de engolir muitos sapos. E curiosamente Rambo não matou nem uma pessoa neste filme, ao contrário do que seria de esperar.

sábado, 13 de setembro de 2008

CRÍTICAS INSTANTÂNEAS

- MARNIE (1964)

Mais um filme do grande Hitchcock. Desta vez conta com o charme de Sean Connery. E é impressionante como se é capaz de devolver a empatia depois de o protagonista violar a sua mulher.



- BEETLEJUICE (1988)

Antes de Johnny Depp, Michael Keaton era o actor fétiche de Tim Burton. Aqui ele só tem o papel da vida dele. Maravilhosa interpretação num filme que, mesmo não sendo o melhor de Burton, é extremamente engraçado.




- GANGS OF NEW YORK (2003)


Ainda hoje me questiono como é que este filme perdeu os Oscares todos para Chicago. Daniel Day-Lewis e Leo DiCaprio muito bem.




- BIG TROUBLE IN LITTLE CHINA (1986)

John Carpenter realisa aqui um dos seus grandes filmes de culto, numa década em que Kurt Russel era um autêntico Action man.




- LA VITA È BELLA (1997)

Uma fábula maravilhosa que é só um dos grandes filmes da história do cinema.




- NURSE BETTY (2000)


Uma comédia engraçada com um grande elenco, mas que não passa disso mesmo.




- SOLARIS (2002)

Não gostei. Um filme muito, muito secante. E confesso que não o percebi muito bem.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

domingo, 7 de setembro de 2008

MAMMA MIA!



Começo já por dizer que, apesar de os Abba não serem o meu grupo preferido, reconheço que as suas canções perduraram ao longo das décadas. A principal razão que me levou a ver este filme, uma vez que não aprecio muito o género musical, foi o elenco. Tanto talento junto deveria dar alguma coisa de jeito. E, mesmo sabendo que não vai ficar para a história, Mamma Mia é um feelgood movie. Sai-se muito bem disposto depois de assistir ao filme. E vale sempre o bilhete, nem que seja para ver o trio masculino actuar no final com umas roupas que nem consigo descrever. O filme é engraçado, as coreografias também estão muito boas. Um dos pecados do filme foi talvez, quase no final, deixarem as canções mais lamechas para serem tocadas todas de seguida, o que levou a perder o ritmo que até então levava. Mas confesso que me diverti bastante, e sempre deu para recordar as canções do grupo sueco.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

QUOTATION OF THE DAY

«I'm going to take you to the bank, Senator Trent. To the blood bank.»

«A nice petite white boy like you in a federal penitentiary (...) you won't be able to stay anal-retentive very long.»

Steven Seagal
Hard to Kill (1990)

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

STAR WARS: CLONE WARS + JOURNEY TO THE CENTRE OF THE EARTH

STAR WARS: THE CLONE WARS

Sessão dupla no cinema. Primeiro com uma nova aventura de Star Wars, desta feita numa incursão na animação. Sinceramente não sei bem o que dizer deste filme. Mais parece um episódio de uma qualquer série de animação, o que não é obrigatoriamente mau. O tipo de animação, quando comparado com a animação da Pixar, fica muito atrás. Depois há alguns aspectos a realçar:

- faltou dar algum protagonismo à relação entre Amidala e Anakin;
- se o filme se passa durante a primeira trilogia (Episódios 1, 2 e 3) porque razão nunca houve nenhuma referência a algum Padwan de Skywalker?

Mas passou-se bem...



JOURNEY TO THE CENTER OF THE EARTH


O filme seguinte foi Viagem ao Centro da Terra, e logo na versão 3D. É puro divertimento e aventura como eu gosto, e recheados com alguns toques de humor. Não é uma adaptação da obra de Jules Vernes, mas o livro é utilizado como motor no filme. Brendan Fraser já está habituado a estas lides, e fê-lo bem. Não sendo um grande filme, diverte bastante e com os óculos marados 3D ainda melhor.

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

LITTLE DAVID BOY



Só porque me apetece... E porque nem só de cinema se vive...