sábado, 31 de janeiro de 2009

FOUR CHRISTMASES

Bem, numa tarde de Sábado sabe bem ir ao cinema ver um filme ligeiro, por isso, e como a escolha nos cinemas da Figueira não é muito vasta, lá me decidi ir ver a comédia romântica natalícia Four Christmases - Uns Sogros de Fugir. Não estava à espera do melhor filme do mundo, mas confesso que esperava dar umas valentes gargalhadas. Daquelas que nos esquecemos logo a seguir, mas que são óptimas para descontrair. O que é certo é que essas gargalhadas foram escassas. A história é uma comédia ao contrário do que é habitual neste tipo de filme. Aqui temos um casal que se dá às mil maravilhas, que depois parece que se chateia, e no final dão-se conta que não podem acabar separados. As familias de ambos são completamente desconectadas, mas são eles que no final reaproximam o casal. Enfim... É uma comédia simpática, com um elenco repleto de actores de 1ª linha, como Reese Witherspoon, Robert Duvall, Jon Voight ou Sissi Spacek. Mas não passa do simpático. Bem que podiam incluir cenas mais engraçadas, mesmo que idiotas, mas que conquistassem o público durante a hora e meia de duração.
Por isso vai ser um daqueles filmes que ninguém mais vai ouvir falar.




sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

domingo, 25 de janeiro de 2009

THE CURIOUS CASE OF BENJAMIN BUTTON

Bem, finalmente fui ver um dos filmes que mais aguardava. O último filme de David Fincher é tudo menos um filme que alguma vez imaginaríamos ver o realizador fazer. E que dizer deste filme? Que sentimento ficou no final quando saí da sala de cinema? Pois confesso que não sei... Por um lado é óbvio que o filme é de grande qualidade. Tecnicamente não há nada a apontar! A caracterização deve ter o Oscar praticamente garantido. Por outro, esperava um pouco mais do filme. Um dos pontos "negativos" foi a duração. Pareceu-me um pouco longo. Mas ao pensar no filme e em todas as cenas, não me recordo de uma que pudesse ser eliminada.

Bem, o que é certo é que o filme é bonito sim senhor, justo candidato ao Oscar sim senhor, mas não creio que irá ganhar, apesar de partir como favorito (a atender ao número de nomeações).

Deixo só uma questão: e se Tim Burton realizasse este filme? É que a história me parece ser mais ao estilo dele.


PS: Estava indeciso quanto à nota. Poderia ter dado 4 estrelas, mas como me ficou um pequeno amargo de boca, decidi penalisá-lo. Pode ser que um dia mais tarde a reveja.

sábado, 24 de janeiro de 2009

COMEDY DAY


- A TRETA CONTINUABem, nem tudo se resume a cinema. O teatro é também um dos meus passatempos, e nesta minha terrinha junto ao mar onde desagua o Mondego, tive sorte que veio uma peça que desejava ver há já algum tempo. A ideia era fazer apenas uma sessão, mas como os bilhetes voaram num ápice, lá decidiram, e bem, fazer uma sessão extra da Treta Continua. A continuação do mega-sucesso (tendo em conta o panorama português) Conversa da Treta é mais uma vez um delírio para os olhos. Como é que dois homens e duas cadeiras conseguem fazer uma pessoa rir durante quase duas horas seguidas? É bom saber que em Portugal existem Actores (com letra maiúscula) que são do mais profissional que há. José Pedro Gomes e António Feio protagonizam uma sátira a Portugal como deve ser. Nem quando algum deles se desmanchava a rir, perdiam o profissionalismo. Cada frase é digna de ficar registada nos anais do teatrro. Assim de repente lembro-me por exemplo: "Eu gosto de sexo é pelo convívio" ou "Isto não é careca. É falta de cabelo." Mas existem muitas mais.
Começa logo com um acusar o povo português dos atrasos para os espectáculos. Afinal, quem é que não se irrita por estar numa sala de cinema, teatro, o que for, e depois de já ter começado o espectáculo, entrarem pessoas atrasadas e incomodar quem chegou a horas. Depois falou-se de tudo, desde a Educação ("Antes os putos íam à escola, agora as crianças vão para o estabelecimento de ensino"), petróleo, etc.
Para esta peça nota máxima.


- YES, MAN!

Bem, e depois, já perto da meia-noite, lá tive tempo para ir ao cinema. Como a esta hora não gosto de ver filmes muito longos, tive de adiar o visionamento do filme de Benjamin Button, por isso optei por uma comédia com um dos meus actores favoritos, Jim Carrey.

E confesso que saiu daqui um filme diferente do que estava à espera. Esperava um filme com o tipo de comédia que tornou o actor famoso. Mas não! Mesmo que esteja lá presente aquele humor escatológico, físico de Jim Carrey, o realizador conseguiu dosear as coisas, tornando o filme numa comédia romântica muito bem-disposta e sem pretensiosismos. E apesar de a premissa do filme se assemelhar ao outro filme de Carrey Liar Liar, atenção que são muito diferentes. Cada um à sua maneira são filmes bem divertidos. E depois este tem a presença da minha nova musa, a Zooey Deschanel. É ela que é o "doseador" neste filme. Bem, não sendo uma fita que vá ficar na história, é para já uma das melhores comédias românticas dos últimos meses!

OLHA QUE MANAS;)


MANAS DESCHANEL (EMILY E ZOOEY)

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

FILMES QUE MOSTRAM A CRIANÇA QUE HÁ EM MIM

A infância é uma idade gira. E quando se vive essa época entre os anos 80 e inícios dos 90 ainda mais. É engraçado que os filmes que achamos os melhores do mundo, afinal estão repletos de defeitos. Mas isso não importa nada. Desde que nos façam sonhar, imaginar que estamos a viver essas aventuras. Houve alguns (muitos) filmes assim. São esses filmes, que se forem vistos pelos putos de hoje, eles vão é gozar com o filme de tão ridículos que possam parecer. Alguns filmes envelheceram mal, outros continuo a gostar de ver, pois continuo a ter essa criança dos anos 80/90 dentro de mim.

Deixo aqui alguns filmes, ditos juvenis, que ainda hoje gosto de rever vezes sem conta.

- THE GOONIES (1985)

Um grupo de miúdos, um mapa do tesouro, um farol misterioso, grutas secretas, um gigante deformado, uma má como as cobras. O que é que um puto pode querer mais de um filme. Clássico juvenil dos anos 80, produzido por Spielberg e realizado por Richard Donner, é um mundo de aventuras. Quantas vezes não quisemos fazer parte daquele grupo à procura do tesouro?



- DIE UNENDLICHE GESCHICHTE (1984)



O título original é mesm0 em alemão e para quem não percebe nada dessa língua pode tornar-se complicado saber que filme é esse. Mas se disser História Interminável, aí já se faz luz. Wolfgang Petersen tem aqui o seu primeiro grande sucesso depois do outro clássico Das Boot. Bastian que se perde na leitura do livro "Neverending Story". O filme já teve várias sequelas e alguns contos feitos para televisão. A música do genérico é intemporal.

- KARATE KID (1984)



Daniel-San e Mr Myagi protagonizaram uma das melhores duplas dos anos 80. Mestre e aprendiz na arte do Karaté fazem parte da minha infância, numa trilogia que já vi e revi dezenas de vezes.

- TEENAGE MUTANT NINJA TURTLES (1990)


Confesso que nunca li a BD original. Antes de ver os filmes ainda só conhecia os desenhos-animados que via na televisão. Depois com os filmes fiquei fã das tartarugas. O humor, a acção, enfim, para mim tudo era perfeito no filme! A minha velhinha VHS estragou-se, e agora não encontro os DVD da trilogia. Mas sei os filmes de cor e salteado. "Go Ninja Go Ninja Go"

"Cauabonga"

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

THE OC - HALLELUJA

The OC (em português Na Terra dos Ricos) apesar de ter sido cancelada ao fim de quatro temporadas devido às baixas audiências, deixou um mar de fãs. Nesse mar eu sou um deles. Personagens como Seth, Ryan, Marissa ou Summer fizeram parte de uma vida supostamente de sonho. Como costumo dizer, é uma espécie de Beverly Hills mas em bom!

Encontrei este vídeo, que é a cena final da 1ª temporada. Escolhi-o pela cena em si, e pela música que adoro!

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

I'M BACK


Bem, esta semana tem sido complicado actualizar o blog por um conjunto de razões. Entre estar doente na cama cheio de dores, ou seja, sem cabeça para ver televisão e filmes, a preparar-me para mudar de casa e ainda cheio de trabalho. Afinal ainda tenho de dividir o meu tempo em várias tarefas. Ou como professor de Inglês (e o tempo de um "stor" não é apenas gasto a dar aulas mas também na preparação dessas aulas), ou como formador, ou como administrativo (bem, este lugar só me ocupa as manhãs), ou como explicador. O que é certo é que não tenho tido tempo para ir ao cinema ou ver filmes em casa. Tenho aqui tantos DVDs na prateleira à espera de um visionamento, e alguns no cinema à espera de serem vistos: pelo menos A Troca e o Benjamin Button.

Mas a partir de agora, e com a agenda mais arrumada vou conseguir ter tempo para o CINEMA.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

E O INFERNO AQUI TÃO PERTO

Um momento que é a pura visão do Inferno - estou a referir-me à dança e vestimenta de Markl de Camillis. Atentar também na dança de Bruno Nogueira!

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

CRÍTICAS INSTANTÂNEAS

- THEY DRIVE BY NIGHT (1940)

Estava eu a vasculhar as prateleiras de um hipermercado, e no meio daquela desorganização toda encontro uma pequena pérola que desconhecia. Como adoro o cinema dos anos de Ouro de Hollywood, nem hesitei e lá levei este They Drive By Night (em Português Paixão Cega). E é uma bela história de dois irmão camionistas. É difícil para mim dar um género a este filme. Tem romance, comédia, suspense,noir, tribunais...... Enfim, isso é o menos quando se tem um elenco muito bom que conta com um Humphrey Bogart que saltaria depois para o estrelato, George Raft no papel principal, e umas senhoras que vão muitíssimo bem. Destaco a perfomance de Ida Lupino no papel de uma louca. Muito Bom!




- The Happening (2008)


Muitos têm enxovalhado Shyamalan pelos seus últimos filmes. Eu sinceramente ainda não vi nenhum mau (mas ainda me falta ver Lady in the Water). Este Acontecimento tem uma premissa, à semelhança dos anteriores do realizador, muito original. Tenho que confessar que é talvez o mais fraco do descendente de Hitchcock, mas isso não é obrigatoriamente mau. Eu gostei, pois ao longo do filme temos sempre uma sensação na espinha digna de um bom suspense.



- Star Trek, the Motion Picture (1979)


Existe um culto à volta de Star Trek que sinceramente ainda não percebi. Não deve ter sido por causa deste filme, que na minha opinião é fraquinho (além deste só vi o sexto filme que é melhorzito). Perde-se muito tempo com apresentações. Há cenas escusadas que ficariam bem nos extras da edição de DVD, na parte de "cenas cortadas". Só não dou 1 estrela porque tenho esperanças que ao longo da série isto melhore.


- The Assassination of Jesse James by the Coward Robert Ford (2007)

Finalmente tive oportunidade de ver este western. E é bom saber que este género ressuscitou. Depois de um óptimo 3:10 to Yuma, este filme é um luxo no que diz respeito a representações. Tanto Brad Pitt como Casey Affleck carregam o filme às costas. Mas o que a mim me impressionou ainda mais é que se trata de um western diferente dos outros. Não há aqui acção a rojos. É mais um drama de barba rija, e dos bons.


segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

KATE WINSLET


Bem, eu não queria fazer comentários acerca dos Globos de Ouro. Há quem esteja mais dentro do assunto para comentar, julgar, etc. E depois, acho que não se justifica fazer um post só com os resultados. Mas caramba, Kate Winslet merece nem que seja só uns PARABÉNS. Eu sei que a minha futura esposa (Angelina) não ganhou, e não faço ideia se foi ou não merecido, mas não é todos os anos que um actor ganha dois Globos nas duas categorias a que concorre. Já não bastava levar o de Actriz Principal, mas também leva o de Actriz Secundária. Kate merece. Pelos filmes não sei (talvez), mas porque já era hora de o reconhecer. É certo que não são precisos prémios para reconhecer o talento de um actor, mas os prémios são a prova concreta de que alguém o reconheceu. Por tudo, Parabéns Miss Winslet!

sábado, 10 de janeiro de 2009

HAPPY BIRTHDAY TINTIN


Foi há precisamente 80 anos que Tintin apareceu pela primeira vez na publicação Le Petit Vingtième. E assim nasceu uma lenda na cultura em geral e na 9ª Arte em particular. Eu sou fã desde sempre das aventuras do repórter. Enfim, chamar repórter é estranho, pois ele apenas escreveu uma repostagem na primeira obra "Tintin au Pays des Soviètes". Tenhos as obras tanto em livro com em DVD (não todos), nas magníficas incursões no mundo da animação.

Sim, eu sei que há aqueles que acusam Tintin (ou antes Hergé) de racismo, maltratar os animais nas suas primeiras obras (Tintin au Congo é um caso flagrante), mas convém contextualisar as obras à data em que foram escritas. Atenção que não estou a desculpar o herói. Afinal ele praticamente massacra uma série de animais no Congo. Mas até nisto hove evolução. Desde as obras mais "naïfs" do início até algo mais elaborado para o fim.

Enfim, mais do que qualquer herói de banda-desenhada, este é para mim o maior.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

TWIN PEAKS


Epa, isto de viver em Portugal pode ser muito injusto. Comprei algo que já devia ter comprado há muito tempo. Descobri algo agora que já devia ter descoberto há muito tempo. Estou a falar da brilhante série Twin Peaks. Tomara qualquer série da actualidade chegar aos calcanhares desta (e eu gosto de muitas séries actuais). Em tudo brilhante!
Agora o que me revolta é só haver à venda em Portugal a primeira temporada. Tanta pergunta por responder:

- A mais óbvia: afinal quem matou Laura Palmer?
- Dizer que foi o Leo Johnson é demasiado óbvio.
- Uma coisa intrigante é afinal quem é Diane? A senhora para quem o Agente Cooper fala para o gravador.
- etc

Mas agora falta a segunda e última temporada para descobrir tudo (quer dizer, eu não sei se vai ficar algum mistério por resolver).

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

ACTORES E OS OSCARES

Será que há vencedores antecipados?

Bem, este ano parece que nenhum actor vai sair como favorito na próxima cerimónia dos Oscar. Bem sei que nem sequer saíram as nomeações, mas há uma série de nomes que nos parecem talhados para lá estar. Nos homens não há nenhum destacado. Desde Heath Ledger ao próprio Tom Cruise. Depois temos muitos possíveis ganhadores: Brad Pitt, Mickey Rourke, Leo DiCaprio (será este ano?) parecem-me ter a nomeação garantida.

Nas mulheres creio que a disputa será entre Angelina Jolie e Kate Winslet (será este ano?).


Atenção que estou a escrever sem consultar dados. Estou a falar de cor. Por isso é provável que me esqueça de muitos. Mas é por essa razão que gostava de saber a opinião dos leitores! Quem serão os potenciais candidatos aos prémios??

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

"QUE PASA?"




Mas o que é que se passa com os jornais desportivos portugueses?? Há assim tanta falta de criatividade na elaboração dos títulos??

Bem, tirando isso, já somos líderes outra vez!

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

TWILIGHT

MAS QUE TÉDIO!

Bem, lá fui sem grande expectativa ver esta pseudo-aventura de pseudo-vampiros! Para primeiro filme do ano, devo dizer que comecei com o pé esquerdo. Mas que mer** de filme é este que me ía fazendo dormir a meio? Só não saí durante o filme porque estava sempre à espera que acontecesse algum tipo de viragem. Bem, nem sei bem o que dizer. A palavra que me surge é mesmo SECA, TÉDIO, SONO, ABORRECIMENTO TOTAL. Sempre pensei que um filme de vampiros fosse mais activo, mais acção e menos conversa. E, não sei bem como, os adolescentes parece que estão a adorar este filme. E é pena, porque assim é quase seguro uma continuação. Como não conheço o livro do qual é adaptado, não posso pronunciar-me sobre isso, mas acho que se está a criar um culto em volta das obras, um pouco semelhante ao de Harry Potter, o que é mau. Mas enfim... Só vê e lê quem quer.
Sobre este filme, a mim caiu-me muito mal. E depois esperar 1h30 para ver os maus da fita é do mais entediante.
Mas os putos lá gostam. O protagonista é todo giro, dizem-me, e as hormonas das adolescentes andam aos saltos. Para elas isso basta para gostar do filme.

Só não dou bola preta, porque tenho a pequena esperança que isto tenha sido a introdução mais chata de algo um pouco melhor. Porque matéria-prima, creio que até pode haver. Ainda não vi nada mas pode haver.

MY HITCHCOCK COLLECTION

Ainda me faltam tantos:(