segunda-feira, 26 de abril de 2010

THE END OF AN ERA


Bem, este é o post que mais me custa escrever... Depois de muito pensar decidi encerrar aqui um ciclo e fechar de vez o Revolta. Poderia referir todas as razões que me levaram a tomar esta decisão, mas não o vou fazer. Quero dizer apenas que foi um gosto poder ter sido o autor deste espaço. 4 anos de vida não é mau para um blog "caseiro". A qualidade, no meu ponto de vista, poderá ter deixado a desejar... Mas nunca foi pretensão minha ser "escritor". Escrevi sempre o que me ia na alma, sem querer parecer mais do que aquilo que era... Há pessoas na blogosfera com bem mais jeito para escrever sobre cinema que eu... Quis sempre adoptar um estilo em que me aproximava mais de todo o tipo de leitor, daí escrever sempre de forma directa e muito concisa.
Nestes 4 anos de vida tive o prazer de conhecer outros espaços de pessoas como eu, que escrevem apenas pelo prazer e gostam de partilhar as suas opiniões. Tenho de dizer que vou continuar a visitar esses espaços e comentar sempre que achar pertinente.
Já agora, e como acho que nunca expliquei a razão do nome do blog fica aqui a explicação. Quando surgiu o Revolta, havia um programa de televisão que assistia sempre que podia que se chamava "Revolta dos Pastéis de Nata". Como era dos títulos de programas mais interessantes, fiz uma adaptação ao mundo do cinema. Assim nasceu o REVOLTA DA PIPOCA...

Para acabar, quero apenas agradecer a todos os que alguma vez visitaram o estaminé. E particularmente aqueles que visitaram regularmente, enriquecendo com as suas opiniões. A TODOS VÓS, MUITO OBRIGADO... O espaço no Facebook continua activo, com algumas actualizações, que se quiserem poderão ler.

O futuro continua incerto, mas não deixa de estar nos meus planos a criação de um espaço interactivo mais atractivo, assim como escrever um livro. O cinema, esse continua a ser uma paixão e vício.

ATÉ SEMPRE

quinta-feira, 22 de abril de 2010

IDE AO CINEROAD

Bem, o Roberto Simões, autor do excelente blog Cineroad, convidou-me para responder a umas questões sobre umas escolhas minhas, que publicou no seu blog. Convido todas as pessoas a passarem por lá. Quem não conhece, passa a conhecer o blog... Para os que conhecem, ficam a saber por exemplo qual o filme que considero o melhor desde 2000, a banda-sonora da minha vida, o melhor filme de animação, e mais umas curiosidades...

quarta-feira, 21 de abril de 2010

TV MOMENTS - HOW I MET YOUR MOTHER

Tinha que deixar esta cena memorável de Foi Assim Que Aconteceu....

sábado, 17 de abril de 2010

GRANDES MÚSICAS, GRANDES FILMES

E como música para hoje, escolhi um clássico dos anos 80. O filme é a sequela de Karate Kid - Momento da Verdade 2. Peter Cetera dá a voz a este "The Glory of Love".

sexta-feira, 16 de abril de 2010

ED WOOD

E numa altura em que Tim Burton fazia um tipo de cinema mais pessoal, eis que surgiu uma pequena pérola, que segundo dizem foi um fiasco nas bilheteiras. Na crítica foi diferente pois foi unanimemente bem aceite, ganhando uma séie de prémios, entre os quais Globos de Ouro e Oscares.
Pessoalmente achei que se trata de um dos melhores biopics que vi (ao nível de Man on the Moon). Confesso que antes de ver o filme, pouco sabia sobre a vida do realizador, que depois de morrer foi considerado o pior realizador de todos os tempos.
O que deve ser realçado no trabalho de Burton foi a capacidade de não cair na tentação de caricaturar a figura de Edward Wood. O trabalho de Johnny Deep também deve ser destacado pela capacidade de transmitir a vontade, o orgulho que Wood tinha dos seus filmes. Ele que se comparava a Orson Welles.
Para acabar, uma palavra sobre Martin Landau, aqui num dos seus melhores papéis da carreira, na pele de Béla Lugosi. Que bela performance...
Isto tudo resultou numa vontade de ver uns quantos filmes de Ed Wood... Lá vou ter que os procurar na Amazon...

quinta-feira, 15 de abril de 2010

WTF... ONDE É QUE ISTO VAI PARAR??

Bem, a capa de ontem dessa bíblia do jornalismo nacional tinha a notícia do mês. Não era a vitória do Benfica, nem nada sobre o Sócrates.... Era mesmo a referência ao tamanho do pénis do Ronaldo que vinha na capa de um dos jornais mais lidos do país...

terça-feira, 13 de abril de 2010

PORQUE HOJE É DIA INTERNACIONAL DO BEIJO

O melhor beijo do cinema... Tão puro e tão belo...

segunda-feira, 12 de abril de 2010

FROM PARIS WITH LOVE

Já se sabia (pelo menos é o que eu acho) que Morel não iria atingir o brilhantismo que atingiu quando realizou Taken (aquele com Liam Neeson), mas confesso que estava à espera de mais. Não fosse a estrondosa interpretação de Travolta (e aqui não o digo só por ser o meu actor favorito) e o filme seria banalíssimo. Não sei se Morel pretendia conseguir aqui uma parelha como a de Lethal Weapon. Se a dupla Riggs/Murtaugh tinha uma química impressionante ao longo dos 4 filmes da Arma Mortífera, aqui a dupla não aquece nem arrefece. A história é igual a tantas outras, mas agora com Paris como cenário.
A única comparação que consigo fazer é a seguinte: assim como o Benfica foi levado ao colo este ano, também o filme é levado ao colo por Travolta (e lá se foram mais uns leitores enfurecidos com a comparação).
Destaque para um momento delicioso em que há uma ligação a Pulp Fiction. Só digo que está relacionado com hamburgers (não é difícil).

Dou nota positiva pela interpretação marada de Travolta.

domingo, 11 de abril de 2010

TV MOMENTS - TWIN PEAKS

Bem, e se o caro visitante do estaminé não quiser saber quem matou Laura Palmer não deve ver este vídeo... Esta é uma cena daquele que talvez seja o melhor episódio de uma série televisiva alguma vez feito. Ao nono episódio da segunda temporada de Twin Peaks sabemos finalmente (se bem que já se desconfiava) quem matou Laura Palmer... Este episódio é pura arte.... Bem, eu ainda não vi os restantes. Se já sabemos quem matou Laura, o que se irá passar ao longo dos 13 episódios que ainda me faltam???

sábado, 3 de abril de 2010

O REVOLTA CHEGOU AO FACEBOOK


Bem, aqui o estaminé já tem uns 4 anos, mas só agora chegou ao Facebook. Quem quiser passar por lá, é só fazer uma pesquisa. Contudo, aqui o administrador dos espaços é um azelha na informática e não percebe nada disso... Por isso, tanto o blog como a página do Facebook são do mais simples. Qualquer dia tenho de contratar alguém para tratar desses aspectos....


Já agora, tenho que me desculpar, mas como amanhã vou para fora do país durante uma semana (também tenho direito a uns dias de descanso), o blog não terá actualizações... Mas quando chegar coloco a leitura dos outros espaços/colegas da blogofilia em dia...

BOA PÁSCOA A TODOS....

sexta-feira, 2 de abril de 2010

HERMAN ESTÁ DE VOLTA


E não é que Herman José está de volta?? Será que vamos ter um talk-show à séria, como ele já fez no Herman 98 e Herman 99? Desculpem mas este senhor ainda sabe o que faz... E de volta à RTP a partir deste mês com Herman 2010.

MAS QUE FILMAÇO

LAW ABIDING CITIZEN

Mas que ganda filme.... O trailer já era bom, e este filme de acção com a dupla Butler/Foxx é já uma das grandes surpresas deste ano. Um enredo que se vai desenrolando em forma de puzzle ao nível de um qualquer filme de Nolan por exemplo. Como diz a frase que acompanha a promoção do filme: Como se pode parar alguém que já está preso? Devo dizer que não tenho muitas palavras para falar do filme. Posso se calhar dizer é que o final quase estragou tudo. Um filmaço destes merecia um desenlace bem melhor. Parece ter sido feito a correr. Com um final diferente e poderiamos ter aqui um dos melhores filmes de acção da década!



quinta-feira, 1 de abril de 2010