quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

TOP HORROR (1ª PARTE)

É complicado definir uma tabela deste género, afinal há muitos e bons filmes neste género (ou e quaquer). Sendo assim, sem nenhuma ordem preferência, mas sim cronológica, aqui vai a minha lista dos dez mais.

- Das Cabinet des Dr. Caligari (1920) de Robert Wiene


Obra-prima maior do famoso Expressionismo Alemão. O filme é a todos os níveis memorável, que tem um sem número de seguidores. Veja-se o caso de Tim Burton. Apesar de já ter mais de 80 anos, este continua a ser, para mim, um dos grandes filmes da história do cinema. Mesmo melhor que Nosferatu (que segue a mesma linha).




- Psycho (1960) de Alfred Hitchcock


Uma das muitas peças de arte de Hitchcock. O mestre dá neste filme lições de como se faz cinema. A famosa cena do chuveiro continua na história. Norman Bates continua a ser um dos maiores vilões do cinema. Por muitos filmes que se façam neste género, Psycho vai ser sempre a referência maior para qualquer realizador. Apesar de não ser o meu filme favorito de Hitchcock, seria impossível não o referir nesta lista.


- The Exorcist (1973) de William Friedkin



Este também era previsível aparecer aqui. Linda Blair possuída tem cenas que nos ficaram para sempre na memória. Lembro-me da primeira vez que vi este filme: estava sozinho em casa, numa noite chuvosa. Tinha 13 anos e desde essa noite tive noites seguidas em que mal consegui dormir.


- Jaws (1975) de Steven Spielberg

Durante alguns anos não consegui apreciar este filme da forma que ele mereceria. Talvez o primeiro grande filme de Spielberg, e o principal culpado por muitas fobias a mar e tubarões. E se muitos tubarões-branco foram mortos e quase extintos, acho que Spielberg deverá ter a consciência um pouco pesada. Mas é mais um marco no cinema, e foram muitos os filmes (qual deles o pior) que o tentaram copiar. Dificilmente um filme de tubarões será superior a este.

- Halloween (1978) de John Carpenter
Michael Myers atormentou muitos jovens nos finais dos anos 70 e década de 80. O homem da máscara branca de faca em punho rivalizou durane estes anos principalmente com Jason Vorhees e Freddy Krueger, mas nenhum deles me meeu tanto medo como Michael. Ainda hoje ao rever alguns dos filmes da saga sinto um frisson, um arrepio com o suspense criado. Este primeiro filme maraca o nascimento de um personagem "querido" de todos. Mesmos alguns dos últimos filmes desta série são razoavelmente bons.

Sem comentários: