quarta-feira, 8 de abril de 2009

SLUMDOG MILLIONAIRE


EPA TEM SPOILERS
Finalmente o filme estreou na Figueira!!!!!!! Finalmente pude confirmar aquilo que suspeitava, ou seja o filme é mesmo bom! Quem quer saber das críticas negativíssimas de críticos profissionais. O filme é mesmo arrebatador e merecedor de todos os prémios a que teve direito. Não se pense que é um típico filme de Bollywood, porque não o é. E eu sei do que estou a falar porque cresci a ver muitos filmes destes. Afinal a minha familia era completamente viciada nestes filmes indianos. E houve uns que me ficaram na memória como o clássico Bobby ou um outro que era Passado Inesquecível (sinceramente não sei o título original). Este último então foi um filme lindo, mesmo com todas as canções típicas lá pelo meio.
Slumdog não é um filme típico, mas tem lá elementos do cinema indiano:
- a história dos irmãos que crescem e um fica no lado dos bons (Jamal) e o outro no lado dos maus (Salim);
- a cena do combóio, em que perdem de vista Latika (esta cena então é tirada a papel químico de Passado Inesquecível, assim como a história dos irmãos que se separam)
- a história de amor (se bem que esse seja um tema universal).
Já agora porque é que criticaram tanto o filme por se aproveitar tanto da miséria da Índia? Que eu saiba esta é uma forma de chocar consciências, e o cinema é uma forma de despertar para a realidade.
O único senão que encontro no filme foi o facto da última questão do concurso ser tão fácil. Bem sei que numa cultura diferente da ocidental, esta poderá não ser tão óbvia, mas mesmo assim... Contudo isso não me incomoda porque foi uma óptima maneira de terminar o filme.
E já agora, a cena dos créditos finais com a dança é muito engraçada!



2 comentários:

Unknown disse...

"O filme é mesmo arrebatador e merecedor de todos os prémios a que teve direito."

Pois, eu acho mesmo que o filme não merece ficar na história da sétima arte como um dos que ganhou mais Oscars, sobretudo quando os adversários eram de peso e, na minha opinião, superiores. o filme é bom sim (8 em 10 na minha opiniao) mas não merece tamanho hype e consagração. Claro exagero.

E para discordar um pouco mais, não gostei nada da dança final.

Abraço

Filipe Machado disse...

Já tenho os bilhetes comprados para hoje à noite ;)