terça-feira, 7 de novembro de 2006

EDIÇÕES DVD EM PORTUGAL

Sobre este tema é muito fácil notar o que se passa em Portugal: as edições dvd são na sua generalidade fracas. Tenho uma pequena colecção de 200 dvd's, mas nem todas são as chamadas Edição Especial, ou Edição Coleccionador. Sou cinéfilo e por isso quando compro um filme tenho em conta a edição que estou a comprar. Nem sempre fui assim, logo tenho alguns filmes que se fosse hoje já não os comprava. Posso dar o exemplo de "Heat - Cidade Sob Pressão". Este é para mim um dos filmes da minha vida, logo assim que o vi à venda não esperei duas vezes e comprei. A edição supostamente era portuguesa. A capa era portuguesa, e apesar de não ter um único extra eu não quis esperar. O meu espanto chega quando ao ver o filme, reparei que não tinha legendagem na língua de Camões. Poderia optar por escolher ver com uma outra língua, até porque eram por volta de 15 línguas disponíveis; agora pergunto como pode isso acontecer numa suposta edição portuguesa? Nem todos são fluentes em inglês. Creio que deve ter sido por isso que optei por tirar o curso de Inglês na faculdade. Felizmente hoje em dia o filme já tem uma edição razoável e com legendagem em Português.

As "Edições Especiais" são outro tema interessante quando se está em Portugal. Isso é na minha opinião um termo que serve apenas para subir o preço a dvd's supostamente "Especiais".
Existem boas edições em Portugal, mas normalmente apenas existem nos Blockbusters. Tenho muitas, e como CINÉFILO que sou, aprecio muito os documentários que acompanham o filme. Nem sempre são legendados, mas normalmente ajudam-nos a apreciar mais o filme em si.
Se um suposto cinéfilo se interessa apenas pelo filme e não quer saber do resto, isso é um problema de cada um, mas aí convém rever o conceito de cinefilia.

Ainda bem que hoje em dia os preços não são estáveis, e pouco tempo depois do lançamento os preços tendem a descer, seja qual for a edição. Logo, o preço não creio que seja uma desculpa para optar por copiar um filme.

Mas para aqueles que não estão contentes, sempre podem tentar comprar edições estrangeiras on-line e com preços acessíveis. Eu utilizo normalmente o www.dvdgo.com, que para quem não tem cartão de crédito, sempre pode pagar na entrega.

Recuso-me é ir à FNAC, pois estes têm preços que não cabem na cabeça de ninguém...
A minha última compra foi "Psycho". Uma Edição Comemorativa de 2 discos que comprei por 7,50€ e que na FNAC custa a módica quantia de 21,90€... Para uma loja de massas, creio que é um abuso!!

Sem comentários: