quarta-feira, 8 de novembro de 2006

Parabéns Premiere


A Premiere francesa está este mês de Parabéns. Faz agora 30 anos que apareceu. Na edição de Novembro está publicada a lista de filmes favoritos dos últimos 30 anos dos leitores da mesma.
Claro que isso pode ser tema de discussão ao concordarmos ou não com a tabela, e é isso que eu quero escrever hoje. Sobre o pódio não há muita discussão: o primeiro lugar coube a Pulp Fiction (que é também o meu), em segunda lugar a saga Star Wars (também concordo) e em terceiro a saga Lord of the Rings. Na lista conta-se ainda filmes como Apocalipse Now (5º), Titanic (8º), A Lista de Schindler(9º), Eduardo Mãos de Tesoura (15º), Piano (23º) ou Taxi Driver (29º). Para mim a polémica reside em apenas um filme. No 10º lugar aparece o filme de Clint Eastwood Million Dollar Baby. Como podem incluir este pieguice para almas acéfalas e se esquecem de Rocky (isto para falar de filmes com temas supostamente "parecidos"). Todos os outros filmes, goste-se ou não, seriam de esperar que aparecessem numa lista deste género.

Lista na íntegra:
1º Pulp Fiction
2º Lord of the Rings (1, 2 e 3)
3º Star Wars (os 6 episódios)
4º O Fabuloso Destino de Amélie
5º Apocalipse Now
6º Fight Club
7º Once Upon a Time in America
8º Titanic
9º A Lista de Schindler
10º Million Dollar Baby
11º Se7en
12º Requiem for a Dream
13º Goodfellas
14º Silêncio dos Inocentes
15º Eduardo Mãos de Tesoura
16º Gladiator
17º Shining
18º Mulholland Drive
19º Kill Bill (1 e 2)
20º Elephant Man
21º Eternal Sunshine of the Spotless Mind
22º Dança Com Lobos
23º Piano
24º Brockeback Mountain
25º Scarface
26º Lost in Translation
27º Forrest Gump
28º Blade Runner
29º Taxi driver
30º The Deer Hunter

1 comentário:

Vanda disse...

Os meus eleitos são:
1º Forrest Gump
2º A Lista de Schindler
3º Brockeback Mountain
4º O Fabuloso Destino de Amélie
5º Shining
6º Silêncio dos Inocentes
7º Gladiator
8º Once Upon a Time in America
9º Million Dollar Baby
10º Se7en
11º Pulp Fiction
12º Eduardo Mãos de Tesoura

São apenas os meus preferidos pq são filmes que no meu ponto de vista obedecem a vários parâmetros mas a minha opinião vale o que vale!!