sexta-feira, 26 de junho de 2009

A NOSSA MARCHA É LINDA!!

TAVAREDE EM GRANDE, MESMO NO 2º LUGAR
Bem, as marchas populares são uma forma de arte por isso também elas têm direito a um lugar aqui no estaminé.
E foi na noite de 24 de Junho, no coliseu figueirense onde se deu o concurso das "Marchas da Figueira".

E claro, como membro de uma das marchas, tinha de deixar aqui um comentário ao que se passou nessa noite.

Trata-se de uma festa, mas onde existe competição. E onde há competição, ninguém gosta de perder. Eu incluído.
Epa, e ninguém estava à espera da "barracada" que aconteceu no final. Estava tudo a correr tão bm, onde até todas as marchas a concurso conviveram, dançaram, fizeram comboinhos, etc... Depois, na hora da verdade, o pseudo-Júri decide estragar a festa. Não está em causa termos perdido. Claro que eu e todos os membros da minha marcha, estávamos convencidos de que iríamos ganhar, mas nem foi por aí que a festa se estragou. O que não me entra na cabeça, é atribuirem quase todos os prémios à marcha vencedora. Eles realmente este ano esmeraram-se mas não lhes correu assim tão bem. Muitas imperfeições, muitas circunstâncias estranhas.

Claro que quando um dos membros do juri é só a autora da letra, que por acaso venceu nessa categoria ajuda muito. E atribuir um prémio aos melhores padrinhos (coisa que ninguem estava à espera), quando se tem duas madrinhas, e uma delas é só a peixeira mais famosa do país, também ajuda um pouco. E é capaz também de ajudar, o facto de copiarem os fatos de uma marcha lisboeta de Alfama do ano passado, categoria que curiosamente também venceram. Mas que eu estava mesmo convencido que nós iriamos ganhar.

Não quero que as pessoas interpretem isto como o não saber perder, mas são coincidências a mais. E depois, não haver coragem para atribuir um 3º e um 4º lugar é também estranho. Enfim... Não me importava de ter perdido, se achasse que seria merecido. Até porque não se pode ganhar sempre.


Parabéns a todos os envolvidos de todas as marchas, porque um evento destes requer muitíssimo trabalho e acreditem que fica caro.

TAVAREDE 4EVER

7 comentários:

Inês Fonseca disse...

Realmente foi muito injusto o que se passou naquela noite. Não quis fazer comentários no meu blog, porque um jornalista que se preze é imparcial aos factos.

1. Os arcos do GIS não tinham nada a ver com S. João, porque:
a) foram construídos com o intuito de formar um navio, logo não "obedeciam" à tradição;
b) não tinham o tradicional balão.
Não digo que o prémio viesse para nós, mas ao menos que fosse para Vila Verde, que bem os merecia.

2. Quanto aos padrinhos:
a) Esse prémio não constava no regulamento do concurso, logo, fomos todos apanhados de surpresa;
b) Nunca vi nenhuma marcha com duas madrinhas;
c) O traje dos padrinhos do GIS não era consentâneo com o dos marchantes;
d) Não tenho preferência por nenhuns padrinhos, porque não os conheço.

3. Para além dos fatos do GIS serem uma cópia da marcha de Alfama, o traje do homem não tinha nada a ver com o da mulher. Se o homem representava o pescador, a mulher deveria representar a sua esposa, uma peixeira, algo do género. O fato delas era uma pura fantasia que não representava nada. O prémio do traje, esse sim, deveria ter vindo para a SIT. Abençoadas as mãos da minha Sílvia que fizeram aqueles fatos, abençoadas as outras costureiras que tiveram todo o trabalho de cozer flor a flor, à mão, em 50 fatos, abençoadas as mãos da minha Lita que pintaram cada flor, cada pé, cada borboleta- e tudo à mão. Mas já li que a FGT vai tirar-lhes o prémio de melhor traje, portanto, ainda há que haver esperanças...

4. Ouvi queixas de que a nossa os marchantes da SIT nem deixavam ver a sua cara debaixo dos arcos. Então como me explicam que uma marcha em que todos os marchantes se "escondiam" dentro de um barco formado pelos arcos durante longos segundos tenha ganho o prémio de melhor marcação?! Perdoem-me se estou a puxar a brasa à minha sardinha, mas a melhor marcação era da SIT: nós saltámos, baixamo-nos, gritávamos, tocávamos flauta, formavamos um jardim, não tinhamos um passo repetido.

5. Discordei completamente com a cobardia do júri em não ter conseguido distinguir duas marchas que em nada eram iguais, atribuindo-lhes o 3º prémio "e é se queres!!". Se fosse eu, teria ficado mais chateada se me igualassem a uma marcha do que se a tivessem passado à minha frente.

6. A melhor letra era também para nós! Para quem não sabe, Maria Jorge, autora da nossa letra, foi distinguida como a poetisa da Figueira. Após ser analisada a letra do GIS, verificamos que não tinha métrica, metáforas, personificações..., ou seja, faltava-lhe magia.

Mas pronto, continuo a dizer o que sempre disse: termos chegado aqui foi uma vitória, foram 2 meses e meio de trabalho e nós mostrámos o que valemos. Nós somos verdadeiramente os melhores!
Parabéns a todos os marchantes, à Sílvia, que criou e costurou os nossos fatos, às outras costureiras que dedicaram noites a pregar flores (etc...), ao Zé Manel, que criou e e construiu os arcos e aos outros homens que o ajudaram, à D. Clementina, pela excelente letra que nos fez e por ter proporcionado esta marcha, ao Sr. Carlos, pela magnífica coreografia, ao Maestro Silva Cascão pela harmoniosa conjugação de música de marcha com música e à clássica e à banda de Verride, que nos proporcionou uma actuação perfeita.

PEDRO JORGE disse...

Não nos deixaram ganhar...enfim.Quando dão o prémio de melhor traje a uns fatos oleados,está tudo dito.O G.I.S. não cumprir o regulamento(falta de balões em 12 arcos que é obrigatório,as crianças só podem embelezar a marcha não podem entrar na marcação,trajes copiados,prémio para padrinhos...deviam ser desclassificados.

PEDRO JORGE disse...

Foi na hora da derrota que a nossa marcha mostrou um grande fair-play,dando os parabéns aos vencedores.Fora do coliseu cantamos,saltamos,rimos,vivemos o s. joão...se isto não é saber perder.Acima de tudo deixamos bem vista a nossa colectividade e a nossa terra.VIVA A SIT,VIVA TAVAREDE.

PEDRO JORGE disse...

Bravo INÊS pelas tuas palavras!Ilogias e muito bem o trabalho de todos.O prémio realmente para os melhores arcos, era sem dúvida para Vila-Verde...estavam lindíssimos.Alguém me sabe dizer ao certo a classificação?Li num blogue que o GIS arrecadou-55 pontos,TAVAREDE-53 e as outras 2-35.TAVAREDE É QUE É.

Vanda Feteira disse...

Olá Ricardinho!!

Não me vou estar a repetir a falar das marchas pois já deixei o meu comentário no blog da Inês e no blog "O moinho" de Vila Verde. Aliás, aconselho-vos a visitarem-no pois está lá uma discussão bastante acesa sobre as marchas. Eu deixei o meu comentário com o nome de "Tavaredense". Em minha opinião, acho que andam a brincar com o povo. Aqui há uns anos retiraram-nos o 1º lugar porque Vila Verde recorreu, devido ao tempo em que demoraram a tirar a laranja da arena e agora em principio vão retirar o prémio do traje ao GIS porque é uma cópia do traje de Alfama de 2008. Por Favor!!! E que tal se pusessem um júri imparcial que percebesse verdadeiramente de marchas populares???

PEDRO JORGE disse...

Vanda!Apenas uma correcção nas tuas palavras, quem recorreu na altura em 1997 foi a Fontela e não Vila Verde,anda lá perto.Como essa perda do titulo me custou.É triste mas é assim.As eleições estão aí á porta.Fomos diferentes.Não nos conseguiram deitar abaixo porque somos grandes.Pro ano levamos os Limonetes connosco visto que cada marcha pode fazer o que quer.Ganha na mesma.Não precisamos de esmolas, apenas JUSTIÇA.Tenho muito orgulho na minha terra e sempre que me for possível, vou defende-la com toda a minha força.

JB disse...

Obrigado a todos pelos comentários! Mesmo não sendo um tavaredense desde sempre, cá dentro sou tão tavaredense como os outros. TAVAREDE É LINDA!

E para o ano há mais!!!