sábado, 23 de fevereiro de 2008

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

JUMPER


Doug Liman é um realizador que tem apenas no seu currículo um dos melhores filmes de acção das últimas décadas, The Bourne Identity, logo a expectativa era enorme para este Jumper. É um filme diferente, sem as mesmas pretensões de Bourne. Se em Bourne, o público alvo do filme era mais alargado, este destina-se a um público mais jovem. É puro entretenimento, e por isso é um bom filme. Hayden Christensen, que quer largar a identidade de Anakin/Darth Vader, vai bem, com um Jamie Bell também em alta. Rachel Bilson é a boazona de The O.C. e Smauel L. Jackson é mau como as cobras, mas que não convence.

Enfim, ficamos à espera de uma sequela um pouco melhor, mas ainda assim entretém. Como é realizado por Liman, confesso que esperava um pouco mais....

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

TOP HORROR (1ª PARTE)

É complicado definir uma tabela deste género, afinal há muitos e bons filmes neste género (ou e quaquer). Sendo assim, sem nenhuma ordem preferência, mas sim cronológica, aqui vai a minha lista dos dez mais.

- Das Cabinet des Dr. Caligari (1920) de Robert Wiene


Obra-prima maior do famoso Expressionismo Alemão. O filme é a todos os níveis memorável, que tem um sem número de seguidores. Veja-se o caso de Tim Burton. Apesar de já ter mais de 80 anos, este continua a ser, para mim, um dos grandes filmes da história do cinema. Mesmo melhor que Nosferatu (que segue a mesma linha).




- Psycho (1960) de Alfred Hitchcock


Uma das muitas peças de arte de Hitchcock. O mestre dá neste filme lições de como se faz cinema. A famosa cena do chuveiro continua na história. Norman Bates continua a ser um dos maiores vilões do cinema. Por muitos filmes que se façam neste género, Psycho vai ser sempre a referência maior para qualquer realizador. Apesar de não ser o meu filme favorito de Hitchcock, seria impossível não o referir nesta lista.


- The Exorcist (1973) de William Friedkin



Este também era previsível aparecer aqui. Linda Blair possuída tem cenas que nos ficaram para sempre na memória. Lembro-me da primeira vez que vi este filme: estava sozinho em casa, numa noite chuvosa. Tinha 13 anos e desde essa noite tive noites seguidas em que mal consegui dormir.


- Jaws (1975) de Steven Spielberg

Durante alguns anos não consegui apreciar este filme da forma que ele mereceria. Talvez o primeiro grande filme de Spielberg, e o principal culpado por muitas fobias a mar e tubarões. E se muitos tubarões-branco foram mortos e quase extintos, acho que Spielberg deverá ter a consciência um pouco pesada. Mas é mais um marco no cinema, e foram muitos os filmes (qual deles o pior) que o tentaram copiar. Dificilmente um filme de tubarões será superior a este.

- Halloween (1978) de John Carpenter
Michael Myers atormentou muitos jovens nos finais dos anos 70 e década de 80. O homem da máscara branca de faca em punho rivalizou durane estes anos principalmente com Jason Vorhees e Freddy Krueger, mas nenhum deles me meeu tanto medo como Michael. Ainda hoje ao rever alguns dos filmes da saga sinto um frisson, um arrepio com o suspense criado. Este primeiro filme maraca o nascimento de um personagem "querido" de todos. Mesmos alguns dos últimos filmes desta série são razoavelmente bons.

sábado, 16 de fevereiro de 2008

JOHN RAMBO


Finalmente tive oportunidade de ver o filme mais violento de que me lembro alguma vez ter visto... não quer dizer que o filme é mau. Por acaso gostei muito, apesar de o primeiro First Blood ainda estar melhor. Stallone tem vindo a mostrar que nisto ele é o maior... As imagens violentas não são gratuitas. Chegam para impressionar e mostrar uma realidade que muitos não querem saber... O filme fica na memória por essas imagens e por Sly que continua em grande forma!

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

CINE MOMENTS I - JURASSIC PARK



Quando em 1993 Steven Spielberg aparece com Jurassic Park, ainda me lembro da minha excitação na sala de cinema. Algo que nunca senti num filme... A cena onde apareceu o primeiro dinossauro em grande plano, e a cena em que na chuva surge o T-Rex... Só dizia "UAU"... Vai ser algo que nunca mais vou sentir ao ver um filme... Com o desenvolver dos efeitos especiais, já estamos muito habituados a grandes cenas, mas aqui foi o nascer de algo novo...




sábado, 2 de fevereiro de 2008

TOP TIM BURTON


Tim Burton é para mim o realizador mais criativo/imaginativo da actualidade. Cada um dos seus filmes são obras que merecem ser analisadas ao mais ínfimo pormenor. Para escolher apenas cinco filmes, tive de deixar de fora alguns que naturalmente mereceriam constar numa lista do género. Como se pode ver, deixei de fora clássicos como os fantásticos Batman ou Mars Attack, entre outros. Se houveram génios criativos no passado, este é um dos poucos génios da actualidade.

Big Fish (2003)


Filme baseado no romance de Daniel Wallace, que conta com Ewan McGregor e Albert Finney. É a história de um filho que tenta aprender a conhecer o seu pai, que está a morrer. Um filme mágico, onde ao contrário de grande parte da filmografia de Burton onde predomina o negro, aqui as cores estão presentes a representar quase que um sonho. Ainda assim é um típico filme burtoniano, cheio de personagens sinistras próprias de um mundo fantástico










Planet of the Apes (2001)



Mais uma das adaptações do romance de Pierre Boule. Na minha opinião este filme é superior ao clássico de 1968. Este é talvez um dos filmes menos consensuais do realizador, mas para mim é um dos melhores. A ambiguidade do final superou a conseguida no filme de Franklin Schaffner.












Charlie and the Chocolate Factory (2005)


Willy Wonka é mais um personagem muitíssimo bem construído, e feito a pensar em Johnny Depp numa das várias colaborações do actor com Burton. Filme para as crianças, mas que os adultos vão adorar. É fácil encontrar o nosso lado mais infantil ao ver este filme. Além do mais tem uma banda-sonora realmente boa.







Ichabod Crane (Johnny Depp) é enviado a Sleepy Hollow para investigar a morte de três pessoas. As pessoas da aldeia culpam o Cavaleiro Sem Cabeça. Com mais um cenário como só Burton sabe construir, Depp tem aqui um dos seus papéis mais "humanos", mas também um dos mais bem conseguidos. Tudo neste filme é fantástico, numa história fantástica...












Não só o melhor filme de Tim Burton, como um dos melhores filmes de sempre. Não existem palavras que o possam descrever. Espelho máximo do cinema do realizador. Ninguém é capaz de ficar indiferente ao personagem de Depp, e de verter uma lágrima ao longo do filme. Um filme que nos faz acreditar no BEM. Edward é o símbolo da ingenuidade, do bem que há em nós, da tragédia, do gótico, etc







Se há parceria que resulta no cinema, Tim Burton/Johnny Depp é uma delas. Bem sei que houve outras, como Scorsese/DeNiro no passado e agora Scorsese/Di Caprio agora, mas esta dupla é capaz do melhor. Às vezes é fácil perguntarmo-nos o que seria de Johnny Depp sem Tim Burton...

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

CLOVERFIELD


Cloverfield é antes de mais, diferente de tudo o que se viu até hoje no que diz respeito a "munster-movie". É bom? É sim senhor...

Numa linha que segue Blair Witch Project, no género: "Uma cassete foi encontrada. Estas são as últimas imagens destes jovens.", este filme não chega ainda a superiorizar o clássico de terror. Mas é um grande filme, que nos deixa preso à cadeira do início o fim dos curtos 80 minutos de filme. Vê-se o dedo de JJ Abrams na produção, e a primeira temporada de Lost me vem à memória enquato via o filme.

Resumindo e concluindo: este será daqueles casos em que se gosta muito ou se odeia. Na minha opinião este é o primeiro grande filme do ano... Mas não será o único pois muitos estão para estrear...

domingo, 27 de janeiro de 2008

Correio da Manhã


Bem, o Correio da Manhã não será o melhor jornal do país, aliás prima um pouco pela notícia sensacionalista, mas ao contrário de outras publicações que "oferecem" uns filmes por um preço nunca abaixo dos 8€, este jornal realmente oferece uns DVD sem ser necessário ter uns cartões como alguns pedem. O único senão é o facto de ter de se reservar com antecedência, pois esgotam-se à velocidade da luz. Naturalmente que não são as melhores edições que são oferecidas, mas também não podemos exigir muito. Por 0,75€ temos o jornal de sexta-feira e um filme. Melhor é difícil. E que bem que começaram estas ofertas. Logo um dos melhores trabalhos de Stalonne, que mostra neste Copland que também é um bom actor (afinal não são só músculos). Com um grande elenco, onde se destacam, além de Sly, Robert DeNiro, Ray Liotta ou Harvey Keitel.

Para a semana lá sairá The Brothers Grimm, com Matt Damon e o malogrado Heath Ledger.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

24 VS PRISON BREAK


Ando completamente viciado em Prison Break", da mesma forma que já fui em relação a 24. Contudo não sei qual a melhor destas duas séries. O que me parece é que a série de Jack Bauer é mais adulta. Eu explico: os mais jovens creio que preferem "PB", enquanto que um público mais velho terá tendência para as aventuras de Jack Bauer. Talvez isso não seja assim. Eu adoro as duas. São ambas extremamente originais e viciantes. Quando começamos a ver qualquer uma delas, não descansamos enquanto não acabar.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

ELLEN PAGE


Ellen Page é na minha opinião a próxima grande actriz do cinema (aliás, já o é). Ainda sem muito trabalho no cinema, começa agora a protagonizar cada vez mais filmes. Hard Candy, história perturbadora, onde Ellen desempenha um papel aterrador, é até hoje o grande filme da actriz. Juno, que está aí a chegar a Portugal, parece mais um grande filme, talhado para os prémios, e não me admirava nada se a actriz fosse nomeada para um OSCAR.

Vamos ver, se esta actriz de 20 anos, continua a fazer bons papéis para protagonizar...


Ah, e tem uma beleza estranha... Um olhar, que meu deus...

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

PRISON BREAK


Bem, tenho pena que só agora comece a descobrir esta série, mas mais vale tarde do que nunca!

É que isto é um vício, e dos grandes. Tou completamente agarrado, como se de uma droga se tratasse. É que em cada episódio parece que a fuga não vai dar certo, mas há sempre solução para todos os problemas.

Ainda agora só vou a meio da primeira temporada, e quero me despachar, pois a terceira já está para muito brevemente na RTP. Até lá, muita coisa ainda se vai passar, e como preciso de mais uma dose, cá vou eu para mais uns episódios...

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

AVP 2


Depois de uma semana cheia de trabalho, nada melhor que uma ida ao cinema para descontrair... E lá escolhi Alien vs Predator 2. Como gostei de toda a saga Alien e Predador, e do primeiro AVP, claro que tinha de ver este. Esta sequela é um pouco diferente de todos os outros. E confesso que depois do início do filme, estava com medo de uma banhada! Depois de um início fraquinho, apesar de estar cheio de mortes, a segunda parte é já bem melhor. Muita acção durante todo o filme, ou seja não há aqueles momentos mortos que entediam qualquer um. Enfim... Muitos actores serviam apenas de "carne para canhão", estavam ali para ser mortos!

E depois há uma frase que fica na memória: "Government doesn't lie to people!" (cada um lá interpretará à sua maneira).


Bem, apesar do início, o filme vê-se bem, mas não é nada de especial.

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

TOGETHER AGAIN


Bem, Robert DeNiro e Al Pacino juntos outra vez, é porque se trata de um filme do "camandro".

Righteous Kill é o título de um dos filme mais esperados do ano. Sinceramente não tenho grandes informações sobre este filme, mas ou muito me engano vai ser do caraças: é um pressentimento que eu tenho.

SMALLVILLE


Ora aqui está uma das melhores temporadas de Smallville. A série que tem vindo a crescer de qualidade (a 4ª temporada é mesmo a pior) atingiu agora um pico... São muitos os episódios que valem a pena ver e rever. O "Justice" (06.11), é um estrondo, com a reunião no mesmo episódio de super-heróis como Green Arrow, Flash, Cyborg ou Aquaman. Agora lá terei de esperar para que a 7ª temporada apareça em DVD ou passe na televisão portuguesa... Acho que ainda vou mesmo ter de esperar um pouco...

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

ALMOST CLOVERFIELD


Está prevista para o próximo dia 24 de Janeiro a estreia daquele que promete ser o primeiro grande blockbuster do ano. Do realizador Matt Reeves, mas com mãozinhas de J.J.Abrams, Cloverfield parece ser um munster-movie como deve ser. Nas imagens que já vi, como a queda da cabeça da Estátua da Liberdade, parece-me que vai estar na linha do filme asiático The Host. Carradas de efeitos, com uma boa dose de drama, suspense, acção, creio que irão garantir um dos melhores filmes de sempre, dentro deste género. A opção de não ter grandes estrelas no elenco é também a melhor, na minha opinião.

Por tudo isso, este é o primeiro filme do ano que aguardo com muita ansiedade. Lá mais para o meio de 2008 virá Indy e Bruce Wayne. Mas para já este é o tal...

BEST OF 2007


Antes de mais, um óptimo 2008 para quem abrir este estaminé!

Depois, como o ano cinematográfico não foi dos melhores, em vez de fazer o TOP do costume, deixo aqui apenas o melhor filme do ano estreado em POrtugal. Claro que se trata somente da minha opinião. Para mim foi mesmo ROCKY BALBOA. Não vou voltar a falar do filme, mas como é bela esta obra do regressado Stalonne!

sábado, 29 de dezembro de 2007

A LENDA SOU EU (ou então não)


Um dos filmes por mim mais esperados deste final de ano lá estreou. I AM LEGEND, que na verdade é uma versão hollyoodesca de 28 Days Later, não será o grande filme do ano, mas não desilude. Em comparação com o filme de culto de Danny Boyle (se é que os podemos comparar), este fica a perder, mas não quer dizer que seja fraco. O outro é que era muito bom. Will Smith mostra-se cada vez mais um grande actor dramático, e ele carrega às costas grande parte do filme. A sua companheira cadela mostra-se fiel ao dono, e a cena da sua morte é para mim a grande cena do filme. A partir desta cena o filme parte para algo diferente. O filme resulta, na conjugação de suspense com o drama, o terror e mesmo a comédia. Os flashbacks são essenciais para a continuidade da história. Enfim, quase tudo é bom. E eu digo quase tudo, porque o final deixa muito a desejar. Contudo confesso que não sei de que outra forma poderia resultar.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

THE HALF MAN


Este post é apenas para se dedicar um pouquinho de tempo a um personagem que me esqueci de incluir na minha lista (TV CHARACTERS). Jake Harper de Two And A Half Men, uma das boas sitcoms pós-Friends. Jake é o half-man do título, que acompanha Alan e Charlie, pai e tio do míudo. Para quem conhece a série, sabe o que estes dois sofrem com o pirralho de 10 anos. É sem dúvida uma excelente série, para quem gosta de se divertir sem complexos nenhuns...

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

LOST 4TH SEASON


Acabei de ver o trailer de apresentação da quarta temporada de Lost, e tenho de dizer que me deixou muita água na boca... Depois de uma terceira temporada que deixou um pouco a desejar (ainda por cima depois das duas primeiras que eram mesmo muito boas), acho que se chegou a um verdadeiro ponto de viragem na série... Ainda se tem de esperar até Janeiro para a série estrear pelos States, por isso aqui no país dos tugas, deve ser mais um tempito... Até lá, o que não faltam por aí são séries de qualidade para se ir vendo. É que são mesmo muitas, que uma pessoa nem sabe por onde escolher...

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

THE GOLDEN COMPASS


Vim há pouco do cinema, depois de ver este A Bússola Dourada, e devo dizer que esperava mais deste filme de Chris Weitz. Já vem sendo normal nesta época do ano aparecerem estes filmes de fantasia. Depois de Lord of the Rings, que é outro campeonato, vieram os Harry Potter, Narnia, Eragorn, Stardust, etc. Este filme é sem dúvida melhor que qualquer Harry Potter (à excepção de talvez o quarto), mas ainda não é tão bom quanto As Crónicas de Nárnia. A primeira parte do filme é extremamente aborrecida, e a segunda parte deixa-nos com água na boca, pois o filme acaba sem terminar a história. Pelos vistos a trilogia é apenas uma história (onde é que eu já vi isto?). Ainda assim o filme tem pontos positivos. Iorek, o urso, é uma bela criação. E o personagem Lee Scoresby é também muito bom...


Esperamos então pela próxima aventura, que espero que seja melhor que este...


PS. Nesta sessão já foi possível ver o trailer da próxima aventura Narnia, e devo dizer que deixa água na boca...

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

O GRANDE DITADOR


Estava eu a fazer um zapping pela tv, quando na RTP2, estava a começar aquele que é só um dos melhores filmes da história do cinema (não sou só eu que o digo). Era nada mais nada menos que O Grande Ditador desse icone Charlie Chaplin. Sobre este filme nem vale a pena falar muito, pois é tão sobejamente conhecido, e quem não conhece, faça o favor de ver. Cenas que ficam para a história deste barbeiro em tempo de guerra - é bela a cena, em que ao som de uma música clássica, este barbeia um senhor ao ritmo do som. Esta é para mim a obra maior de "Charlot" Chaplin. Mas com tantas obras memoráveis como Tempos Modernos ou Luzes da Ribalta, este é um senhor que merece ser visto por todos vezes sem conta...

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

HARRY POTTER


Bem, isto não é propriamente um post sobre cinema, mas o que se passou no último Sábado foi magia e mais pareciam efeitos especiais do calibre de Spielberg. Foram poucos segundos que o "harry potter" Quaresma nos ofereceu com truques melhores do que aqueles que se aprendem em Hogwarts. Para quem não sabe do que estou a falar, é só lembrar o que se passou no estádio da Luz, com um ciganito a passear classe num relvado. É certo que o adversário não era muito forte, o que facilitou um pouco a tarefa aos Campeões Nacionais, mas não deixa de ser bonito ver o que ele fez com os pés...

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

MUSIC AND LYRICS


Ora aqui está mais uma comédia simpática com Hugh Grant como cabeça de cartaz. Já aqui disse que gosto deste actor e os seus filmes são sempre porreiros (o melhor continua a ser Love Actually). Este filme é mais uma boa sátira à sociedade americana, desta vez o mundo da música pop no pano de fundo. Já o seu anterior filme, American Dreamz, era uma boa sátira à cultura actual.

Á semelhança do anterior, aqui ninguém compromete mas também não surpreende, ainda assim é uma boa comédia, quando comparada com muita coisa que por aí se faz!


O melhor deste filme é mesmo os movimentos de anca de Grant. São de ficar para a história. E já agora os actores até nem cantam mal de todo!

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

24


Que 24 é uma das melhores séries de sempre, disso ninguém duvida (pelo menos eu). Se há série que merece uma maratona como as que tem feito a RTP2, essa é 24, até pelo formato original da série: 24 episódios que no seu todo resultam em 24 horas. Mas há mesmo alguém que fique tantas horas seguidas a seguir a série? Provavelmente há, até porque já não é a primeira nem a segunda vez que este cana exibe uma temporada de uma assentada.

Eu ainda não tinha visto esta 6ª Temporada que foi exibida no último fim de semana, e a série continua a surpreender. Mas confesso que só a vi porque estava doente na cama. Ainda gravei todos os episódios porque me falharam alguns.

Ao fim de tantas temporadas, continuo a gostar como da primeira, apesar da renovação do elenco. As três primeira temporadas são as minhas preferidas. Nestas últimas falta mesmo Elisha Cuthbert como Kim Bauer.

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

BEOWULF


Pois é, tinha mesmo de ir ver este filme, e tinha de ser a versão 3D, que tive sorte de estar em exibição num cinema perto de mim. Pagar mais 1,5€ é que não estava nos meus planos, mas por aqueles óculos cheios de estilo que tive de usar por cima dos meus (é que não são graduados) vale mesmo a pena. Nem que seja para ver uma Angelina Jolie virtual em 3D. Não é todos os dias que há essa oportunidade. E uma Angelina Jolie com pés de salto alto ainda menos. E uma Angelina Jolie com pés de salto alto e ainda por cima descascada, então isso nem se fala. Pena mesmo que ela só apareça uns minutos.
Sobre o filme, já se disse de tudo. Há quem afirme que é oco no argumento, outros há que afirmam que é brutal a história. Eu insiro-me no segundo grupo. A nível da história, esta não complica (o argumento é simples mas ainda assim cheio de metáforas e alegorias); a nível visual é um must. Só não sei até que ponto poderemos avaliar o trabalho dos actores. Agora que esta Angelina teria lugar em qualquer filme, lá isso teria.

terça-feira, 6 de novembro de 2007

TV CHARACTERS 2


Neste momento já é possível elaborar uma tabela com os personagens preferidos das pessoas. Além dos comentários aqui deixados, contei também com um inquérito. Vale o que vale... De certeza que poderemos concordar ou não, mas é o caminho que optei por levar.

Ora aqui estão os dez primeiros lugares:


1º Homer Simpson (The Simpsons)

2º Gregory House (House, M.D.)

3º Tony Soprano (Sopranos)

4º Stewie Griffin (Family Guy)

5º Seth Cohen (The O.C.)

6º Jack Bauer (24)

7º Eric Cartman (South Park)

Mulder/Scully (X-Files)

9º Kosmo Kramer (Seinfeld)

10º Gil Grissom (CSI)

Macgyver (Macgyver)


Existem algumas curiosidades nas listas que me foram sendo entregues, como por exemplo:

- Clark Kent apareceu duas vezes por séries diferentes (Smallville e Loïs & Clark);

- Nos dez primeiros existe apenas uma mulher, Dana Scully, e em parceria com Mulder. Outras mulheres forma sendo citadas como Carrie Bradshaw e Samantha (Sex and the City), Lynette Scavo (Desperate Housewives), Buffy (A Caçadora de Vampiros) entre outras;

- Forma citados vários personagens dentro da mesma série, como é o caso de Peter e Stewie (Family Guy), Homer e Bart Simpson (The Simpsons), Kosmo, George e Seinfeld (Seinfeld), Clark e lionel Luthor (Smallville).


Mais tarde, e se continuar a receber mais opiniões, esta tabela poderá ser alterada. Para já, o herói é mesmo Homer Simpson (o meu favorito).

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

DEATH PROFF


E fazendo algo que vai contra os meus princípios, lá vi o último filme de Tarantino, mas num download que me emprestaram. Eu não tenho culpa que a Lusomundo tenha esquecido de exibir nos cinemas de Coimbra e Figueira. Mas a ansiedade era enorme, e a qualidade da cópia até era razoável.
Sobre o filme, este é (utilizando uma expressão markliana) um filme do camandro, ou um filmaço. Tem tudo o que se pode esperar de Tarantino. Até o "xerife" e filho de Kill Bill lá estão. É um filme feito do diálogo (não seria de esperar outra coisa) sobre banalidades. Mas é isso que o torna diferente, e isso é bom. Tenho de confessar que gostei bastante de Vanessa Ferlito (ao início ainda a confundi com Michelle Rodriguez) e da sua dança erótica para Stuntman Mike. Aquele primeiro "acidente" está muito bem filmado, e foi boa a ideia de o ver de diversos planos. Na segunda parte do filme Kurt Russel lá encontrou umas maradas à sua altura e a cena final é dolorosa para qualquer homem.
Tenho de admitir que me é difícil comparar este filme à outra parte de Grindhouse, Planet Terror. São dois filmes diferentes, contudo são ambos enormemente marados, aliás, quem olhe para a cara de Quentin Tarantino vê que ele tem cara de tarado, coisa que se reflecte nos seus filmes.

quarta-feira, 31 de outubro de 2007

MACHO NIGHT


Ontem foi uma noite de macho! Dois filmes para machos de seguida. Primeiro revi agora em DVD "Casino Royale". Desse filme não vou fazer agora nenhum comentário, até porque já o fiz aquando da sua estreia. Depois lá vi um clássico dos anos 80, "Predator" de John McTiernan. Este é daqueles filmes feitos para homens de barba rija, e não acredito que nenhuma donzela aprecie muito este filme. O que é certo é que gajo que é gajo gosta da fita, apesar dos defeitos que o filme possa ter (porque os tem). Mas longe vão os tempos em que idolatrávamos tipos capazes de dar cabo de um monstro deste tipo. Já não há muitos "Cobra" por aí. Filmes como este Predator, Cobra, Rambo, Rocky e muitos outros faziam-nos ser mais homens. Ainda me lembro de ir para a escola e comentar entusiasticamente estes filmes com os meus colegas. Eu, um puto, que queria ser mau como as cobras (na verdade era um lingrinhas) e que via nestes heróis um suporte para a minha masculinidade. Hoje em dia é impensável um filme assim (sem caír no ridículo). Bem, mas está próximo aí de estrear o novo Rambo, e Rocky Balboa foi o que foi, ou seja, muito bom.

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

American Dreamz


Paul Weitz ainda não tem uma carreira muito grande na realização, mas tem feito umas coisas jeitosas. Não podemos esquecer que ele está por trás de American Pie e do grande filme About a Boy. Neste American Dreamz também está competente. trata-se de um filme que não compromete mas também não surpreende (talvez o final seja um pouco inesperado). O ponto negativo é que não arrisca. Ainda assim está aqui um filme jeitosinho.

Hugh Grant, neste tipo de papel é o maior. Não há maior canastrão que ele. Não me lembro de nenhum actor que personifique esta canastrice melhor que ele. Dennis Quaid está um óptimo estereótipo do presidente norte-americano (burro que nem uma porta). E Willem Dafoe está irreconhecível...

Trata-se de uma boa sátira à cultura ocidental actual, ainda para mais com programas como Familia Superstar ou Operação Triunfo aí na televisão.

Resumindo: uma boa comédia, que não vai ficar na história por não querer ir mais além...

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

ZOMBIES MARADOS


E lá fui ver Planet Terror (finalmente) de Robert Rodriguez!

Trata-se de um dos filmes mais loucos que vi nos últimos tempos (anos). Tudo é muito bem tratado: desde a imagem (defeituosa como deveria ser); o trailer inicial de Machete deveria dar direito a um filme (iria ser tão marado como este); Jennifer Lopez encontrou aqui uma rival no que diz respeito a traseiro, porque Rose McGowan dispõe de um muito belo rabo; etc etc etc...

Obviamente não poderei comparar este filme à primeira parte de Grindhouse, porque simplesmente não o vi. Lá terei de esperar mais um tempinho até a chegada do DVD.
Pelo que leio, este será melhor que Death Proof de Tarantino, mas se for tão louco como este, também lá está um grande filme!

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

O QUE SE PASSA COM A LUSOMUNDO?

Começo logo por uma questão: por que razão a LUSOMUNDO esqueceu Death Proof nas suas salas do distrito de Coimbra (pelo menos nas salas de Coimbra e Figueira da Foz) e tem agora nessas mesmas salas Planet Terror?
Como não foi exibido por aqui, ainda não tive a oportunidade de ver o último filme de Tarantino. Agora, na sua segunda semana de exibição, Planet Terror chegou a duas salas (uma em Coimbra e outra na Figueira). Dois filmes que nos EUA eram exibidos em parceria, são aqui exibidos em separado, e como um deles não passou por aqui, não tenho o privilégio de ver ambos onde deve ser: numa sala de cinema. Confesso que temi que os senhores dessa empresa supostamente virada para o cinema, voltassem agora a esquecer essa obra de Robert Rodriguez. Mas partidas dessas já eu tive muitas da parte dessa "grande" companhia...

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

TV CHARACTERS


Numa altura em que as séries televisivas fazem cada vez mais parte das pessoas, achei por bem elaborar uma lista com alguns dos meus personagens favoritos. São todos diferentes uns dos outros, mas todos eles deixaram, e continuam a deixar a sua marca. São apenas os meus favoritos, daí é natural que faltem muitos mediáticos, etc...

Sem nenhuma ordem de preferência aqui vai:


- Gregory House - House MD (a prova que o "ser" é que faz um sex-symbol para as mulheres)

- Horatio Caine - CSI Miami (as suas deixas, as suas poses de fotografia, e o seu ar de mau, fazem dele o mais mediático CSI)

- Homer Simpson - The Simpsons (o exemplo de chefe de familia e também o meu herói)

- Stewie Griffin - Family Guy (diabólico como só ele sabe ser)

- Jack Bauer - 24 (um Macgyver dos tempos modernos)

- Macgyver - Macgyver (um Jack Bauer dos anos 80)

- Tony Soprano - Sopranos (o nosso mafiosos favorito)

- Chandler Bing - Friends (o meu preferido desse grupo inesquecível)

- Samantha Jones - Sex And The City (a nossa ninfomaníaca favorita)

- Edmund Blackadder - Blackadder

- Lex Luthor - Smallville

- Fox Mulder - X-Files

- Alex P. Keaton - The Family Ties

- Steve Urkel - Family Matters
De salientar a presença de uma única mulher. No entanto muitas outras poderiam aqui estar (ex: Buffy, Dana Scully, Rachel Greene, ...), mas como a lista é minha sou eu que sei...

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

JOHN TRAVOLTA


Começo logo por dizer que John Travolta é o meu actor preferido. Desde sempre que o é, e para já vai continuar a ser, independentemente dos filmes que venha a fazer. E se faz parte da religião da Cientologia, isso a mim não me interessa nada. Interessa é o que faz à frente das câmaras.

Revejo os filmes dele vezes sem conta. É com ele os meu filmes favoritos. Gosto ainda mais quando faz de vilão. Lembro-me obviamente de Pulp Fiction e Face/Off (este com uma interpretação magnífica).


Quero só deixar aqui alguns dos seus papéis que eu mais gosto.

- Pulp Fiction - Vincent Vega

- Face/Off - Castor Troy/Sean Archer

- Broken Arrow - Deakins

- Mad City - Sam Baily

- A Civil Action - Jan Schlichtmann

- Get Shorty - Chili Palmer

- Battlefield Earth - Terl

- Phenomenon - George Malley

- A Love Song for Bobby Long - Bobby Long

- Basic - Hardy

- White Man's Burden - Louis Pinnock

- Look Who's Talking - James Ubriacco

- Blow Out - Jack Terry

- Saturday Night Fever - Tony Manero

- Grease - Danny Zuko (o melhor musical de sempre).

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

SCI-FI DAY

Enquanto não começo o meu estágio a sério, vou tirando os momentos livres para ver uns filmesitos. Hoje foi dia de ficção científica!!!




Primeiro foi The Sound Of Thunder com Edward Burns. O filme não é nada de especial, mas tb não é fraco. O que é fraco neste filme são mesmo os efeitos especiais. Mais parecem saídos dos filmes de série B, e tendo em conta que o filme é de 2005, isso não joga muito a favor do filme. Outro aspecto negativo do filme é o seu final. Creio que haveria material para surpreender, mas os criadores optaram por algo mais esperado. Ainda assim ao longo do filme vai sendo criado um certo frisson que é bom para manter o interesse de quem o vê. Resumindo, um filme mediano, que não acrescenta nada ao género.


Guardei para depois algo de outro campeonato: Sunshine de Danny Boyle. Com dois filmes fantásticos no currículo (28 Days Later e Trainspotting), esperava-se algo de surpreendente,e realmente isso acontece. Quem está à espera de um filme de acção no espaço pode ficar desiludido. O filme cria uma atmosfera de tal forma claustrofóbica (ao nível de Alien), que todos os tripulantes vão sendo postos à prova, e todos vão morrendo (não sobra nenhum no final), apesar do happy-ending final. Este será um daqueles filmes que se adora ou de odeia. Creio que para se gostar é preciso ver mais que uma vez para percebermos tudo o que a história desenvolve (bem ao jeito de Hitchcock). A seu tempo, creio que se poderá tornar um clássico de ficção.
Para hoje, talvez reveja Sean connery em Dr. No.





terça-feira, 18 de setembro de 2007

PLANET TERROR


Bem, está quase aí a estrear a segunda parte de Grindhouse, Planet Terror de Robert Rodriguez. Tenho medo que a Lusomundo faça o que fez com Death Proof de Tarantino, ou seja que não coloque o filme numa das salas de Coimbra ou Figueira da Foz. Senão lá vou ter de esperar pelo DVD, o que sinceramente me custa. Já tive de esperar algum tempo pela estreia, e esperar mais alguns meses não estaria nos meus planos. Isto porque eu não sou pirata!!!




ABAIXO A LUSOMUNDO

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

MAN ON FIRE


Não tenho problema nenhum em afirmar que este será um dos melhores filmes de acção deste novo século. De Denzel Washington não esperamos senão o melhor. De Tony Scott já poderemos ter dúvidas, mas o realizador tem mostrado que sabe que acção é com ele. Afinal é dele Déjà Vu, Enemy of the State, The Fan, Top Gun, entre muitos outros.

Agora quem surpreende (ou não) é Dakota Fanning. A miúda tem o futuro mais promissor de Hollywood. Quando se tem 13 anos e já se trabalhou com os maiores do cinema americano (Spielberg; Tom Cruise, Robert deNiro, Sean Penn), e tem participações em tudo quanto é série como Friends, Taken, CSI, Malcolm in the Middle, Spin City, Ally McBeal, ER, etc, já não se pode aspirar muito. Isto tudo aliado ao claro talento que tem.

Quem também tem uma participação neste filme é Christopher Walken. este é para mim um dos maiores actores americanos. Cada performance é uma lição de talento.


O filme é mesmo muito bom, mas com outros actores talvez não chegasse aos calcanhares no que este se tornou.