sábado, 23 de fevereiro de 2008
sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008
JUMPER

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008
quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008
TOP HORROR (1ª PARTE)

Obra-prima maior do famoso Expressionismo Alemão. O filme é a todos os níveis memorável, que tem um sem número de seguidores. Veja-se o caso de Tim Burton. Apesar de já ter mais de 80 anos, este continua a ser, para mim, um dos grandes filmes da história do cinema. Mesmo melhor que Nosferatu (que segue a mesma linha).


Michael Myers atormentou muitos jovens nos finais dos anos 70 e década de 80. O homem da máscara branca de faca em punho rivalizou durane estes anos principalmente com Jason Vorhees e Freddy Krueger, mas nenhum deles me meeu tanto medo como Michael. Ainda hoje ao rever alguns dos filmes da saga sinto um frisson, um arrepio com o suspense criado. Este primeiro filme maraca o nascimento de um personagem "querido" de todos. Mesmos alguns dos últimos filmes desta série são razoavelmente bons.segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008
sábado, 16 de fevereiro de 2008
JOHN RAMBO

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008
CINE MOMENTS I - JURASSIC PARK


sábado, 2 de fevereiro de 2008
TOP TIM BURTON

5º Big Fish (2003)
Filme baseado no romance de Daniel Wallace, que conta com Ewan McGregor e Albert Finney. É a história de um filho que tenta aprender a conhecer o seu pai, que está a morrer. Um filme mágico, onde ao contrário de grande parte da filmografia de Burton onde predomina o negro, aqui as cores estão presentes a representar quase que um sonho. Ainda assim é um típico filme burtoniano, cheio de personagens sinistras próprias de um mundo fantástico4º Planet of the Apes (2001)

3º Charlie and the Chocolate Factory (2005) 
Willy Wonka é mais um personagem muitíssimo bem construído, e feito a pensar em Johnny Depp numa das várias colaborações do actor com Burton. Filme para as crianças, mas que os adultos vão adorar. É fácil encontrar o nosso lado mais infantil ao ver este filme. Além do mais tem uma banda-sonora realmente boa.
- 2º Sleepy Hollow (1999)
Ichabod Crane (Johnny Depp) é enviado a Sleepy Hollow para investigar a morte de três pessoas. As pessoas da aldeia culpam o Cavaleiro Sem Cabeça. Com mais um cenário como só Burton sabe construir, Depp tem aqui um dos seus papéis mais "humanos", mas também um dos mais bem conseguidos. Tudo neste filme é fantástico, numa história fantástica...- 1º Edward Scissorhands (1990)

Não só o melhor filme de Tim Burton, como um dos melhores filmes de sempre. Não existem palavras que o possam descrever. Espelho máximo do cinema do realizador. Ninguém é capaz de ficar indiferente ao personagem de Depp, e de verter uma lágrima ao longo do filme. Um filme que nos faz acreditar no BEM. Edward é o símbolo da ingenuidade, do bem que há em nós, da tragédia, do gótico, etc
Se há parceria que resulta no cinema, Tim Burton/Johnny Depp é uma delas. Bem sei que houve outras, como Scorsese/DeNiro no passado e agora Scorsese/Di Caprio agora, mas esta dupla é capaz do melhor. Às vezes é fácil perguntarmo-nos o que seria de Johnny Depp sem Tim Burton...
segunda-feira, 28 de janeiro de 2008
CLOVERFIELD

domingo, 27 de janeiro de 2008
Correio da Manhã

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008
24 VS PRISON BREAK

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008
ELLEN PAGE

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008
PRISON BREAK

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008
AVP 2

terça-feira, 8 de janeiro de 2008
TOGETHER AGAIN
SMALLVILLE

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008
ALMOST CLOVERFIELD

BEST OF 2007

sábado, 29 de dezembro de 2007
A LENDA SOU EU (ou então não)

quarta-feira, 26 de dezembro de 2007
THE HALF MAN

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007
LOST 4TH SEASON

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007
THE GOLDEN COMPASS

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007
O GRANDE DITADOR

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007
HARRY POTTER

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007
MUSIC AND LYRICS

quinta-feira, 29 de novembro de 2007
24

segunda-feira, 26 de novembro de 2007
BEOWULF

Pois é, tinha mesmo de ir ver este filme, e tinha de ser a versão 3D, que tive sorte de estar em exibição num cinema perto de mim. Pagar mais 1,5€ é que não estava nos meus planos, mas por aqueles óculos cheios de estilo que tive de usar por cima dos meus (é que não são graduados) vale mesmo a pena. Nem que seja para ver uma Angelina Jolie virtual em 3D. Não é todos os dias que há essa oportunidade. E uma Angelina Jolie com pés de salto alto ainda menos. E uma Angelina Jolie com pés de salto alto e ainda por cima descascada, então isso nem se fala. Pena mesmo que ela só apareça uns minutos.
Sobre o filme, já se disse de tudo. Há quem afirme que é oco no argumento, outros há que afirmam que é brutal a história. Eu insiro-me no segundo grupo. A nível da história, esta não complica (o argumento é simples mas ainda assim cheio de metáforas e alegorias); a nível visual é um must. Só não sei até que ponto poderemos avaliar o trabalho dos actores. Agora que esta Angelina teria lugar em qualquer filme, lá isso teria.
terça-feira, 6 de novembro de 2007
TV CHARACTERS 2

sexta-feira, 2 de novembro de 2007
DEATH PROFF

E fazendo algo que vai contra os meus princípios, lá vi o último filme de Tarantino, mas num download que me emprestaram. Eu não tenho culpa que a Lusomundo tenha esquecido de exibir nos cinemas de Coimbra e Figueira. Mas a ansiedade era enorme, e a qualidade da cópia até era razoável.
Sobre o filme, este é (utilizando uma expressão markliana) um filme do camandro, ou um filmaço. Tem tudo o que se pode esperar de Tarantino. Até o "xerife" e filho de Kill Bill lá estão. É um filme feito do diálogo (não seria de esperar outra coisa) sobre banalidades. Mas é isso que o torna diferente, e isso é bom. Tenho de confessar que gostei bastante de Vanessa Ferlito (ao início ainda a confundi com Michelle Rodriguez) e da sua dança erótica para Stuntman Mike. Aquele primeiro "acidente" está muito bem filmado, e foi boa a ideia de o ver de diversos planos. Na segunda parte do filme Kurt Russel lá encontrou umas maradas à sua altura e a cena final é dolorosa para qualquer homem.
Tenho de admitir que me é difícil comparar este filme à outra parte de Grindhouse, Planet Terror. São dois filmes diferentes, contudo são ambos enormemente marados, aliás, quem olhe para a cara de Quentin Tarantino vê que ele tem cara de tarado, coisa que se reflecte nos seus filmes.
quarta-feira, 31 de outubro de 2007
MACHO NIGHT

Ontem foi uma noite de macho! Dois filmes para machos de seguida. Primeiro revi agora em DVD "Casino Royale". Desse filme não vou fazer agora nenhum comentário, até porque já o fiz aquando da sua estreia. Depois lá vi um clássico dos anos 80, "Predator" de John McTiernan. Este é daqueles filmes feitos para homens de barba rija, e não acredito que nenhuma donzela aprecie muito este filme. O que é certo é que gajo que é gajo gosta da fita, apesar dos defeitos que o filme possa ter (porque os tem). Mas longe vão os tempos em que idolatrávamos tipos capazes de dar cabo de um monstro deste tipo. Já não há muitos "Cobra" por aí. Filmes como este Predator, Cobra, Rambo, Rocky e muitos outros faziam-nos ser mais homens. Ainda me lembro de ir para a escola e comentar entusiasticamente estes filmes com os meus colegas. Eu, um puto, que queria ser mau como as cobras (na verdade era um lingrinhas) e que via nestes heróis um suporte para a minha masculinidade. Hoje em dia é impensável um filme assim (sem caír no ridículo). Bem, mas está próximo aí de estrear o novo Rambo, e Rocky Balboa foi o que foi, ou seja, muito bom.
quinta-feira, 18 de outubro de 2007
American Dreamz

quarta-feira, 17 de outubro de 2007
ZOMBIES MARADOS

Trata-se de um dos filmes mais loucos que vi nos últimos tempos (anos). Tudo é muito bem tratado: desde a imagem (defeituosa como deveria ser); o trailer inicial de Machete deveria dar direito a um filme (iria ser tão marado como este); Jennifer Lopez encontrou aqui uma rival no que diz respeito a traseiro, porque Rose McGowan dispõe de um muito belo rabo; etc etc etc...
Obviamente não poderei comparar este filme à primeira parte de Grindhouse, porque simplesmente não o vi. Lá terei de esperar mais um tempinho até a chegada do DVD.
Pelo que leio, este será melhor que Death Proof de Tarantino, mas se for tão louco como este, também lá está um grande filme!
quinta-feira, 11 de outubro de 2007
O QUE SE PASSA COM A LUSOMUNDO?
Como não foi exibido por aqui, ainda não tive a oportunidade de ver o último filme de Tarantino. Agora, na sua segunda semana de exibição, Planet Terror chegou a duas salas (uma em Coimbra e outra na Figueira). Dois filmes que nos EUA eram exibidos em parceria, são aqui exibidos em separado, e como um deles não passou por aqui, não tenho o privilégio de ver ambos onde deve ser: numa sala de cinema. Confesso que temi que os senhores dessa empresa supostamente virada para o cinema, voltassem agora a esquecer essa obra de Robert Rodriguez. Mas partidas dessas já eu tive muitas da parte dessa "grande" companhia...
segunda-feira, 1 de outubro de 2007
TV CHARACTERS

quarta-feira, 26 de setembro de 2007
JOHN TRAVOLTA

quarta-feira, 19 de setembro de 2007
SCI-FI DAY


terça-feira, 18 de setembro de 2007
PLANET TERROR

quinta-feira, 6 de setembro de 2007
MAN ON FIRE










