quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

TOP 2008

E como hoje é o último dia do ano, nada melhor que fazer um balanço dos melhores do ano. E se no ano passado não o fiz porque foi um ano fraquinho, limitando a referir o melhor, 2008 foi propício a bons filmes. A minha lista refere filmes que para mim aliam da melhor forma o que é cinema, ou seja, conjugam muito bem o sentido de entretenimento com arte. Mas vamos à lista:

10º BOLT, de Byron Howard e Chris Williams

A animação da Disney raramente desilude, e este é mais um exemplo do que melhor se faz em animação. Um conjunto de personagens delirantes que animam hora e meia de filme da melhor maneira.

TAKEN, de Pierre Morel


Um filme de acção à antiga, com um Liam Neeson bastante credível, apesar da idade. Momentos de pura adrenalina. Creio que foi o filme mais injustamente mal-tratado pela crítica e adesão de público desta lista.

JOURNEY TO THE CENTER OF THE EARTH, de Eric Brevig

Este filme consta nesta lista porque é aventura pura como eu gosto, e é acção non-stop, onde não se perde muito tempo com explicações ou lamechices. E se for conjugado com o 3D ainda melhor.

RAMBO, de Sylvester Stallone


Depois de Rocky Balboa (melhor filme do ano anterior), mais um regresso em grande de um personagem mítico. O filme é puro Rambo, com Sly em forma, apesar de tudo. E não deixa de ter uma mensagem política lá no meio. Daí que eu não ache que haja violência gratuita neste filme, apesar de algumas imagens mais violentas.

INDIANA JONES AND THE KINGDOM OF THE CRYSTAL SKULL, de Steven Spielberg

Muitos ficaram desiludidos com o regresso do arqueólogo mais famoso do cinema. Eu adorei, nem que fosse para ouvir a melodia numa sala de cinema. Spielberg ensina aqui como se deve fazer um filme de aventuras a esses que tentam imitar com Tomb Raiders ou National Treasures.

THE CHRONICLES OF NARNIA: PRINCE CASPIAN, de Andrew Adamson

Sou fã de Narnia. Se o primeiro filme já era muito bom, este não lhe fica atrás. No meio de tantas adaptações fraquinhas desses livros de fantasia, é bom ver que há alguns realmente bons, ao contrário de por exemplo Eragorn ou Harry Potter.

CLOVERFIELD, de Matt Reeves

Esta mistura de Godzilla e Blair Witch Project resultou num enorme filme. São vários os sentimentos que surgem durante a curta duração do filme, desde claustrofobia, adrenalina, medo... Enfim, tudo resulta num monster-movie perfeito.

THE MIST, de Frank Darabont


A natureza humana aqui retratada de uma forma impecável. Darabont a provar que é a pessoa ideal para adaptar as histórias de Stephen King (também é dele Shawshank Redemption e Green Mile). E depois tem o final de filme mais improvável que me lembro.

DARK KNIGHT, de Christopher Nolan


Já tudo se disse deste filme de Batman. Com interpretações memoráveis, e uma história em forma de puzzle como Nolan sabe fazer, este filme é talvez o melhor filme de super-heróis de sempre.

WALL-E, de Andrew Stanton

Ainda hoje não encontro palavras para descrever esta obra-prima. Talvez "perfeição" seja a ideal.

9 comentários:

The movie_man disse...

Uma boa lista, apesar de haver alguns filmes que não considero melhores do ano como Narnia e Viagem ao Centro da Terra. O Narina ainda não vi, o Viagem ao Centro da Terra é uma boa aventura (especialmente vista em 3D).

Abraços e excelente 2009.

Unknown disse...

Um top, sem dúvida, diferente.

Concordo com uns, discordo de outros e há alguns que não me posso pronuniciar porque não vi.

De qualquer forma, um excelente 2009.

Abraço

Hugo disse...

Ótima lista para fechar o ano.

Feliz 2009.

Abraço

Daniel S. Silva disse...

Um top, verdadeiramente, surpreendente. Mas talvez seja por esse carácter de imprevisibilidade que eu tanto gosto de ver os top's alheios eheh :)

Concordo imenso com o 1º e 2º lugar. The Dark Knight e Wall-E foram, na minha opinião, os dois melhores filmes do ano! Com o resto da tabela já alteraria praticamente tudo ehehe.

Abraço e desejo a ti e ao teu blog um ano de 2009 cheio de sucesso!

JB disse...

A todos, obrigado pela opinião e um óptimo 2009!

Ana Lúcia disse...

Para mim o melhor foi o Taken! Concordo com a tua lista dos melhores filmes de 2008 pois foram sem duvida dos MELHORES :)

JB disse...

The Movie Man,

Realmente A Viagem ao Centro da Terra tem de ser aproveiado em 3D e nos cinemas. A versao 3D em DVD é cansativa para a vista.

Fifeco,

Epa, as pessoas que me desculpem mas tenho "gosto" em ser diferente. Claro que há filmes como "There Will Be Blood", "Into the Wild" entre outros que poderiam constar nesta lista. Mas estes 10 divertiram-me a valer, além de que são mesmo bem feitos tecnicamente, no argumento, elenco, etc.
Bom 2009.


Hugo,

Optimo 2009 para ti com grandes filmes para abrilhantar.

Dan,

Pois eu tambem tenho gosto em ir ver tops alheios, e poder discordar e concordar com eles. Desde que tudo seja feito com o respeito pelas opiniões diferentes é óptimo.

Abraço

Fernando Ribeiro disse...

Bem, confesso que fiquei muito admirado com alguns filmes que incluíste neste teu top dos melhores de 2008. No entanto, deixa-me dizer-te, é um top muito arriscado da tua parte e aprecio muito isso. Os tops são, sem dúvida, muito pessoais e se são estes os teus melhores de 2008, eu aceito-os da melhor forma. Parabéns por arriscares e dares ao cinema uma outra interpretação daquilo que um top pode ser.

Já agora, convido-te a participares na Eleição do Melhor e Pior Filme de 2008 no Ante-Cinema.

Grande abraço e bom ano! :)

JB disse...

Fernando,
Claro que irei participar!
Obrigado plo comentário.

Abraço