quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

TOP ALFRED HITCHCOCK

Bem, eu dizia que nunca iria fazer um TOP relativo a Alfred Hitchcock, mas a vontade falou mais alto. Foi uma tarefa deveras difícil. Escolher 10 filmes no meio de dezenas de obras-primas. Só agora o fiz, porque apesar de me faltarem ver alguns, creio que já vi uns trinta e tal, e todos eles os mais importantes (se entretanto vir algum que se encaixe neste top, não tenho problema algum em refazê-lo). Por isso cá vai:

10º THE LADY VANISHES (1938)

JUNO AND THE PAYCOCK (1930)

SABOTEUR (1942)

SHADOW OF A DOUBT (1943)

THE TROUBLE WITH HARRY (1955)

VERTIGO (1958)

ROPE (1948)

STRANGERS ON A TRAIN (1951)

DIAL M FOR MURDER (1954)

REAR WINDOW (1954)

Uma curiosidade que salta à vista neste TOP, é a não-inclusão de filmes como Birds ou Psycho. Mas um TOP é isto mesmo. Trata-se da minha opinião e de mais ninguém. Não quero com isto dizer que não gostei desses filmes, aliás são dois dos maiores exemplos da arte de Hitchcock, mas o que é certo é que houve outros que eu gostei mais.

11 comentários:

Red Dust disse...

Que tarefa esta, hem? :)

Mais filme, menos filme... não está longe do meu top. E certamente que estariam em compita títulos como 'I Confess', 'Lifeboat' ou 'Rebecca'.

Tenho que, entretanto, verificar quais os filmes que me faltam ver do mestre!!!!! :)

Abraço.

João Bizarro disse...

10.The Wrong Man
9. I Confess
8. Rear Window
7. 39 Steps
6. The Man Who Knew too Much (1955)
5. Rebecca
4. Spellbound
3. Vertigo
2. Notorious
1. North by Northwest

Anónimo disse...

"Já agora comentem o TOP Hitchcock em revoltadapipoca.blogspot.com"


Já agora, que tal não fazer publicidade descarada a ti em todo e qualquer blog de cinema?? Sabes a que chamo o que tu fazes? De SPAM.

JB disse...

Mimesis:
so aceita a publicidade quem quer. Creio que foi a 1ª vez que o fiz, pois trata-se de um post que gostava de ter o máximo de opiniões possíveis. Mas se isso te causa assim tanto transtorno, pelo desculpa.

JB disse...

João Bizarro:
É engraçado como pode ser tão diferente, mas que num leque de tantos filmes sejam tão bons. Confesso que da tua lista ainda não vi o "The Wrong Man" (de certeza que vale a pena)

Fernando Ribeiro disse...

Nesta tua lista apenas trocava do Dial M for Murder do segundo lugar para o primeiro. :)

Sem dúvida uma das grandes obras primas de Hitchcok e um filme que ficará para sempre na memória do cinema. Mesmo assim está aqui um excelente top. :)

Abraço.

Juom disse...

Fiz uma coisa semelhante há uns tempos no meu blog, e entre outros, partilhamos o primeiro lugar. Mas Psycho tem mesmo de entrar aqui. Já Birds, sinceramente, vejo-o como um Hitchcock menor.

The movie_man disse...

Boas. Sou novo neste blog e sou logo surpreendido por um Top do Mestre Hitchcock. Devo dizer que é uma excelente lista e Rear Window é uma obra-prima genuína. Gostei também da inclusão de Rope na lista, um filme que mostra a mestria de Hitchock, num filme todo (supostamente) em plano sequência. Excelente lista. E o blog ganhou mais um visitante. Parabéns e continuação de excelente trabalho.

Abraço.

Unknown disse...

Hum, estamos em total e completo desacordo. Primeiro por não incluires precisamente psycho e bird, que é praticamente um crime, lol. Depois, porque para mim o grande filme de Hitchcock é mesmo Vertigo.E se calhar tb poria o 39 steps ou o north by northwest. Ainda gostava de ver o Dial m for murder.

Abraço

JB disse...

Fifeco:
Pois, para mim Birds e Psycho são grandes filmes, mas maiores que estes. Vertigo só não está mais bem classificado porque foi um filme que não gostei da primeira vez que o vi. É daqueles que aprendi a gostar. Todos os outros gostei logo à primeira.
Sobre o 39 Steps ainda pensei em o incluir, mas para isso tinha de fazer um TOP 20 e não um TOP 10.

Abraço

Daniel S. Silva disse...

A lista em si está bastante boa, talvez trocasse a ordem da classificação, mas mais do que isso incluiria neste top o filme Psycho. Esse filme faria sempre parte da minha lista.

Mas como em tudo nos filmes, cada um tem a sua opinião! ;)

Abraço