quinta-feira, 26 de julho de 2007

I COULD NEVER BE YOUR WOMAN


Numa altura de blockbusters pipoqueiros, confesso que sabe bem ir ao cinema ver uma comédia daquelas para assistir com a nossa gaja! E nada melhor que esta comédia romântica com Michelle Pfeiffer (apesar da idade esta mulher ai ai...) e Paul Rudd (de Friends). Este é daqueles filmes que não vai ficar para a história, mas ainda assim diverte como tudo. O personagem de Rudd é um palhacito, o que dá a este filme alguns momentos muito engraçados. Uma comédia à americana com o desfecho do costume, mas que vale bem a pena, nem que seja para variar desses filmes cheios de efeitos e CGI.

terça-feira, 24 de julho de 2007

HARRY POTTER 5


Depois de quatro filmes irregulares ( a qualidade foi crescendo notoriamente ao longo da série), chegou mais um muito aguardado Harry Potter. Confesso que o meu preferido foi o quarto, por isso as expectativas até estavam lá em cima. Contudo as expectativas saíram furadas. Este filme é aquilo a que se pode chamar uma BRUTA-SECA. Sem grandes momentos de emoção, sonhos a mais, conversa a mais, mas tudo sem chama. Não sei se a culpa é da história. Só li mesmo o quarto livro. Comecei os outros mas não há paciência para continuar. enfim.. Não deixa de ser engraçado ver os putos crescer de filme para filme, mas só isso não basta. Vamos a ver como termina a saga, e para isso ja só faltam dois filmes/livros.

sexta-feira, 20 de julho de 2007

STRANGE BEDFELLOWS


Sem expectativa nenhuma, encontrei uma comédia divertidíssima. Ver dois cotas a ter de fingir que são gays foi uma das melhores experiências dos últimos tempos. Uma pequena produção australiana que conta com Paul "Crocodile" Hogan, aqui já na casa dos sessentas, é uma pequena surpresa. Tem cenas hilariantes, que fazem desta pequena comédia, uma das melhores a que assisti nos últimos meses. Não fica para a história, apenas porque não é conhecida. Não é um desses produtos da máquina americana. Mas isso não interessa nada. O que conta é que dois velhos ainda ensinam muitos novos que por aí andam...

sábado, 14 de julho de 2007

TRANSFORMERS


Se nos anos 80 eu delirava com a série animada, a expectativa passados tantos anos até à saída do filme era muito grande. Talvez por isso essas expectativas tenham saído furadas. O filme mais me pareceu um episódio alargado dos Power Rangers, mas com bons efeitos especiais. Michael Bay sempre foi adepto do cinema-espectáculo, logo muita coisa é deixada de fora. Mas se ele já conseguiu óptimos filmes de acção (o pior é mesmo The Island), aqui fico com um amargo de boca. O filme vale apenas por algumas cenas características do realizador e mesmo pelo protagonista que consegue inserir algum humor ao filme. A menina também é jeitosinha.


Enfim, tanta conversa para pouco filme!


TOP Michael Bay


Pearl Harbor - apesar de todas as críticas negativas a este filme, eu até gostei;


Bad Boys II - dupla cativante de Smith/Lawrence;


Bad Boys - um buddy movie pleno de acção e humor;


Armageddon - um dos melhores filmes-catástrofe dos últimos anos;


The Rock - Um dos melhores filmes de acção dos anos 90.

quinta-feira, 5 de julho de 2007

TOP Johnny Depp


E porque Johnny Depp é talvez o actor mais versátil da actualidade, não resisto em deixar aqui um Top das minhas preferências do actor. Como optei por escolher apenas 5 filmes é normal que muitos outros fiquem de fora, embora pudessem constar nesta pequeníssima lista.

Finding Neverland - uma das muitas histórias mágicas em que o actor esteve envolvido;

Charlie and the Chocolate Factory - uma obra-prima do actor e do realizador;

Pirates of the Caribbean: The Curse of the Black Pearl - Jack Sparrow é um dos personagens mais inventivos da história do cinema;

Sleepy Hollow - outra obra-prima de Tim Burton com mais uma perfomance de Depp invejável;

Edward Scissorhands - um filme lindíssimo.

É curioso que entre estes cinco filmes, três sejam realizados por Burton.

terça-feira, 3 de julho de 2007

McLane para os putos de hoje


DIE HARD 4.0

E lá fui eu ver a última aventura de John McLane. Fui para o cinema com as expectativas em baixo, até porque o trailer não augoirava nada de bom. Talvez por isso seja melhor do que estava à espera.
É impossível não fazer comparações com os anteriores, e este fica "naturalmente" a perder.
- Eu prefiro ver um McLane mais "relaxado" como no primeiro, do que um polícia amargurado (mas sempre com tempo para uma piada);
- Timothy Olyphant não é Alan Rickman ou Jeremy Irons. Aqui o vilão não é o que se espera;
- Justin Long também não é Sam L. Jackson, como companheiro do polícia. Ainda assim é melhor vê-lo sozinho dar cabo de todos os vilões.

Existem neste filme uma série de elementos que farão as delícias da rapaziada de hojem em dia. O tema de vírus informático está muito batido, mas temos de levar com ele, pois é do que os putos percebem. As cenas de acção são levadas ao limite. Aliás a cena do avião ultrapassa esse limite.

Ainda assim o filme é descontraído. Não tem grandes pretensões de ficar para a história, por isso acaba por resultar. Poderá desagradar aos maiores fãs de Assalto ao Arranha Céus, mas acaba por agradar à geração que começa agora a descobrir o cinema de acção.

Acabo só com o meu TOP McLane:

Die Hard 4.0 (e esta cena do zero é totalmente dispensável);

Die Hard 2

Die Hard With a Vengeance

Die Hard

terça-feira, 26 de junho de 2007

TOP Comics


Vou estrear hoje aqui uma nova rúbrica. De vez em quando cá estarei para fazer um top relacionado com qualquer coisa. Hoje, decidi mostrar o meu TOP COMICS, ou seja os meus filmes favoritos baseados nos comics. Por vezes até posso esquecer um ou outro filme, mas paciência!


5º__ Spiderman 2- apesar de não ser o meu super-herói favorito (esse lugar cabe a Superman) a segunda aventura de Sam Raimi encheu-me as medidas. O primeiro foi uma desilusão e o terceiro foi quase uma desilusão.


4º__ Hulk - incompreensivelmente este filme não é do agrado da maior parte das pessoas. Acho que não devem gostar de um filme bem feito dentro deste género. Uma história bem construída, com actores a sério...


3º__ Batman - Este filme não perde vitalidade. Sempre um dos melhores!


2º__ V for Vendetta - Poucas palavras para este filme. Hugo Weaving e Natalie Portman sempre bem... Um óptimo drama!


1º __ Sin City - Maravilhoso!

Ocean's 13


Aí está o filme cool do mês...

Com tantas sequelas a estrear nos cinemas, esta não é mais uma. Como na generalidade os filmes têm sido fraquinhos, ou menos bons, este é para já um bom entretenimento, ideal para meninas, afinal não são todos os filmes que podem ter Clooney, Pitt, Damon, Pacino, no mesmo elenco...

Uma falha neste filme é a falta de uma estrela feminina (já cá não estão A Zeta-Jones ou Julia Roberts - apesar de não gostar muito desta).

Poderá ser mais do mesmo, mas o mesmo até é bom, por isso, venha lá disso!

Ocean's 13

Piratas 3


Confesso que não desgostei do filme, apesar de nao chegar aos calcanhares do 1º. Mas o que gostei mesmo, mesmo, mesmo, foi de ver uma sala inteira de cinema sair mal começou o genérico final, e perder mais 30 seg de filme que passa após o genérico (que é longo).

Todas as críticas apontadas ao filme, eu subscrevo:

- sim, é longo;

- sim, tem personagens a mais;

- sim, tem enredos e twists a mais.

- E Johnny Depp não precisa de fazer mais nenhum "Piratas", pois o seu Jack Sparrow já ficou para a história do cinema como um dos personagens mais carismáticos de sempre. Aliás bastava o primeiro filme para o colocar na história.

Ainda assim diverte um pouco, com momentos divertidos, mas como disse, longe, muito longe da qualidade da primeira aventura.

segunda-feira, 4 de junho de 2007

À Espera da Família


Ainda falta mais de um mês para a estreia mais aguardada deste Verão de cinema. E não, não me estou a referir a nenhum desses blockbusters previsíveis. Estou a falar de The Simpsons Movie. Deve ser só para o final do mês de Julho, e até lá tenho de ficar com os episódios na FOX e pelos diferentes trailers do filme. Pelo que vi, vai ser o delírio. Sempre afirmei que Homer Simpson é o meu herói e modelo de homem/chefe de familía/marido/pai...

HAPPY BIRTHDAY MISS ANGELINA


Quero dar os parabéns à minha futura esposa (ou então não), que completa hoje 32 anos. A bela, maravilhosa, fantástica, linda, boa, sexy, sexual, sensual, gira, bondosa, minha (antes fosse), carnal, e mais uns milhentos de adjectivos para esta MULHER com tudo no sítio. Por isso, quando quiseres Angelina já sabes onde me encontrar!

sábado, 2 de junho de 2007

HAPPY BIRTHDAY "STAR WARS"


Não é propriamente hoje que escrevo, mas há uns dias atrás festejou-se um aniversário. Nada mais nada menos que os 30 anos do lançamento de Star Wars. Que pena não ter nascido uns dez anos mais cedo para poder ter tido a oportunidade de o ver numa sala de cinema!!!!

Ainda assim cresci a ver esta saga, primeiro na tv, depois nas velhinhas VHS e agora em DVD. Se há filmes que não me farto de ver, são estes (e acreditem que já os vi dezenas de vezes). Sobre os filmes, não vale a pena dizer nada. Será sempre mais do mesmo. Venham as trilogias que vierem, os filmes que vierem, não vai haver nunca um que suplante esta trilogia. Luke, Han Solo, Leia e Vader fazem parte da cultura popular mundial. Afinal quem nunca ouviu falar deles? Darth Vader é o vilão mais adorado do cinema, Han Solo o herói canastrão mais querido, etc...

Esta saga faz parte de qualquer cultura...

Acreditem que nunca me vou fartar de ouvir "Luke, I am your father!"

segunda-feira, 14 de maio de 2007

Jackie Chan


Sou um apreciador de Jackie Chan. Não porque seja um grande actor, mas essencialmente pelos seus filmes. Ele criou um género que só ele sabe fazer: comédia de acção de artes-marciais (ou qualquer coisa assim parecida).

São vários os filmes que gosto, mas gosto especialmente dos filmes do oriente. E dou uma lista deles:

- "Project A" - realizado pelo próprio

- "Pocile Story" - um clássico

- "A Rosa da Sorte"

....


Mas são muitos os filmes que poderia dizer. É um gosto também ver as imagens finais de cada filme com cenas de filmagens e vermos que Chan faz tudo e mais alguma coisa... Arrisca tudo por uma boa cena... Enfim... Quem já foi duplo de Bruce Lee, pode tudo...

Em Hollywood, não tem oportunidade para mostrar tudo o que vale, o que é pena... Mas ainda assim a dupla que faz com Chris Tucker ("Rush Hour") ou Owen Wilson ("Shangai Noon") são dos melhores buddies movies dos últimos anos...


segunda-feira, 7 de maio de 2007

SPIDER-MAN 3


Confesso que sou um fã de super-heróis, mas Spider-man nunca foi o meu preferido. Gosto bem mais de Superman (apesar de os filmes não serem nada de especial, exceptuando o primeiro) ou Batman. Mas ainda assim tenho seguido a saga realizada por Raimi. Se o primeiro filme deixou bastante a desejar, já o segundo superou as minhas expectativas, talvez porque a dupla Gough/Millar (criadores de Smallville) estivesse ligada ao filme. Nesta terceira parte isso já não acontece, contudo o filme não fica a perder em relação ao anterior. Existem alguns pontos interessantes que gostava de realçar: - as cenas de Peter Parker "possuído" pela matéria extra-terrestre são as melhores do filme (a dança em frente à loja dos saldos é memorável);- grande parte da qualidade um filme deste género deve-se aos seus vilões (no 1º filme, o Goblin não era propriamente carismático; no 2º Octopus atrai porque tem um Alfred Molina por trás; nesta terceira parte James Franco tem o papel mais carismático, daí não gostar que tivesse morrido. Tanto Sandman como Venom funcionam como muleta para a história. - na batalha final existe sensacionalismo a mais com as cenas (dispensáveis) dos jornalistas.
Concluindo, o filme não vai fivar para a história (talvez fique apenas pelos resultados de bilheteira), mas ainda assim diverte. Peca também por ser demasiado longo.Dentro dos filmes de super-heróis continuo a preferir "Batman" (ambos de Tim Burton), "Hulk" ou a série "Smallville"!


quarta-feira, 2 de maio de 2007

O Maior Feiticeiro de Sempre


A minha colecção tinha uma falha enorme: faltava-me ter um dos maiores filmes de sempre "The Wizard of Oz". Com Judy Garland no principal papel, somos levados para um mundo onírico. Aqueles mundos onde tudo é mágico e que nos fazem sonhar. As músicas são belas (eu que não tenho muita paciência para musicais), os cenários, que de tão "falsos", nos fazem crer num sonho.

Não é à toa que este filme é considerado um dos melhores do cinema americano. E se a obra de Frank Baum já era bela, o filme de Victor Fleming ainda é mais. E já sabemos o quanto é difícil um filme superar a obra literária. Claro que não podemos comparar um livro com um filme, mas ainda assim é bem mais mágico qua as palavras de um livro.

10/10


sexta-feira, 20 de abril de 2007

Das Cabinet des Dr. Caligari


Começo agora a descobrir as maravilhas do cinema-mudo. E este filme de 1920 é um assombro! Uma experiência que deverá ser sentida por todos os amantes do cinema. Um exemplo claro do que foi o Expressionismo alemão. Cenários distorcidos, que são o espelho da mente humana. Um Conrad Veidt (que mais tarde apareceria em Casablanca) tem um papel secundário digno dos maiores elogios na sua representação do sonâmbulo Cesare. Enfim, nota máxima para o filme de Robert Wiene.

WILD HOGS


Bem, lá fui ontem ver "Wild Hogs", e devo dizer que me diverti bastante. Trata-se de um filme descomprometido e sem grandes ambições (apenas fazer rir). E confesso que me fez rir muito. É daqueles filmes que deverá ser trucicado pela crítica (ainda não li nenhuma), mas pouco me importa. O filme é divertido e foi uma boa sessão de cinema. Os quatro actores principais estiveram sempre divertido (sempre gostei muito de Travolta), e vemos aqui um Ray Liotta surpreendente... Enfim, não tenho problemas nenhuns em dizer que gostei muito do filme. No género de "road-trip" é engraçado o suficiente para daqui a uns tempos o rever com muita satisfação!

sábado, 14 de abril de 2007

Steven seagal


Afinal porque é Steven Seagal um mal-amado?


Devo dizer que até nem desgosto do actor, e sinceramente não percebo o porquê de tantas críticas. É óbvio que não é o melhor actor do mundo mas também não lhe é pedido isso nos seus filmes. Ele é o típico durão que dá porrada a torto e a direito e que é raro ver sangrar, mesmo depois de levar alguma pancada (o que é raro).

Dentro do género da ACÇÃO existem dois sub-géneros:

- a acção inteligente como em "Heat";

- a acção de ver-esquecer. Estes são aqueles filmes em que nos divertimos a ver filmes de pancada e que facilmente nos esquecemos. É neste género que encaixo Steven Seagal. Nisto ele é bom. O defeito do actor é não ter os seus filmes nos anos 80. Esta era a época dourada para os durões. Agora estão um pouco em descrédito. Posso fazer referência a alguns filmes do actor que até gostei, repito, dentro deste género.



  • Above the Law (1988)

  • Hard to Kill (1990) com frases para ficar para a história do cinema como: «I'm going to take you to the bank, Senator Trent. To the blood bank.» ou ainda «A nice petite white boy like you in a federal penitentiary (...) you won't be able to stay anal-retentive very long.»

  • Out For Justice (1991)

  • Under Siege (1992) - o melhor do actor com uma actuação histórica de Tommy Lee Jones

  • On Deadly Ground (1994)

  • Fire Down Below - também muito bom.

Os últimos filmes de Seagal é que têm sido fraquinhos, mas tem uns quantos que ficam para a história.

http://www.stevenseagal.com/

POSEIDON VS POSEIDON




Finalmente vi Poseidon de Wolfgang Petersen, e o meu primeiro comentário é que fica a perder para o clássico de 1972 The Adventure of the Poseidon.


O filme de Ronald Neame surgiu numa altura em que os filmes-catástrofes eram moda. Ora essa moda caiu em desuso. Não quero com isto dizer que este remake seja mau. Dentro do género até é bastante razoável, mas falta-lhe algo que por exemplo resultou com "Titanic", ou seja, a história para além do acidente. O início é bom, com uma perspectiva de todo o barco, e uma breve apresentação dos personagens principais. Temos um Josh Lucas, que é o herói de serviço e um Kurt Russel com ar cansado. Longe vão os tempos em que era um herói de acção. A história resume-se à relação pai/filha e pouco mais. O resto do filme é um suceder de acontecimentos até à salvação final dos poucos sobreviventes. kurt Russel é uma espécie de Bruce Willis em "Armageddon". Para salvar o futuro genro, arrisca (perde) a sua própria vida.


O filme é bom no que respeita efeitos-visuais e sonoros. Contudo ainda assim prefiro o clássico com Gene Hackman como herói.

segunda-feira, 9 de abril de 2007

Waiting "Grindhouse"


O filme "Grindhouse" teve estreia discreta nos EUA. O filme que conta na realização com alguns dos realizadores mais "estranhos" de Hollyood, Tarantino, Rodriguez, Eli Roth, Rob Zombie e Edgar Wright, estreou apenas num 4º lugar. Estava à espera de melhores resultados, mas isso não quebrou nem vai quebrar nenhuma ansiedade. Continua a ser o filme que mais aguardo actualmente. Pelos trailers, parece ser um delírio. No www.imdb.com está já na lista das preferências dos internautas. Hoje ocupa o 108º lugar com 8.6/10 - não é nada mau!

300


E lá estreou o novo filme, adaptado de um comic de Frank Miller. Se a anterior adaptação, "Sin City", me encheu as medidas, este já não posso dizer o mesmo. Claro que o filme é um estrondo a nível musical, e mesmo no que diz respeito a banda-sonora, contudo confesso que houveram uns quantos bocejos durante o filme. Gerard Butler é uma versão cartoonesca de Russel Crowe em "Gladiator". E que dizer de Santor? Acredito que muitos que desconhecessem da presença do actor brasileiro na fita, terão ficado admirados ao ver o seu nome nos créditos do filme. E tem um dos papéis principais. Trata-se do Rei/deus Xerxes, e está de tal modo irreconhcível, que foi necessário ver o seu nome ligado ao personagem. Zack Snyder não compromete de forma alguma, mas esperava mais deste filme. Existem momentos realmente enfadonhos, e só mesmo as batalhas, brilhantemente filmadas e criadas, dão nota positiva ao filme. "300" não será o filme do ano, mas em termos visuais coloca a fasquia alta.

sexta-feira, 6 de abril de 2007

HOSTEL


Finalmente vi "Hostel". O filme de Eli Roth é realmente aquilo a que se propõe: sangue e vísceras. O "Saw" ao pé deste mais parece a Alice no País das Maravilhas. E se este já é assim, imagino como será o 2. Não vale a pena falar muito sobre o filme. É bom, é preciso ter estômago para o ver. Se comeram muito antes de o ver, preparem-se para muitos enjôos. um cameo interessante no filme de Takashi Miike, realizador do aclamado "Audition". Estou apenas ainda para perceber os agradecimentos a Peter Jackson nos créditos finais.

ESCAPE FROM ABSOLOM


Um filme que tinha visto há mais de dez anos e que nunca mais tinha ouvido falar é este "Fuga de Absolom" de Martin Campbell. Quando o vi pela primeira vez, gostei bastante, e desta vez não fiquei mais desiludido. Claro que já não o acho como da primeira vez, mas ainda assim agradou-me. É um filme de ficção-científica, mas que não tem muitos elementos desta área do cinema. Trata-se de um filme de gajos, com gajos e para gajos. Pena que não haja uma mulher para embelezar um pouco mais os cenários. O realizador é mais conhecido actualmente pela realização de "The Mask of Zorro" e respectiva sequela, ou o melhor Bond de Brosnan ("GoldenEye"), e o espectacular "Casino Royale". O protagonista Ray Liotta nunca foi um dos actores mais consagrados de Hollywood, mas conta com muitos filmes no seu currículo, alguns de muito boa qualidade. Estou a lembrar-me de "Identity" (um dos melhores filmes de suspense dos últimos anos, mas que passou despercebido nas salas), "Goodfellas" (não é preciso falar), "Copland" (num dos melhores papéis de Stallone), "Hannibal" (a sequela por muitos incompreendida de "Silence of the Lambs"). Quase a estrear está "Wild Hogs" com Travolta, William Macy, etc.

Diz que é uma espécie de sequela


"THE HOLLOW"


Ora cá está um filme que descobri por acaso numa estante de um hipermercado. O titulo em português ("O Regresso do Cavaleiro Sem Cabeça") faz-nos pensar que se trata de uma sequela do magnífico "Sleepy Hollow" de Tim Burton. Se é ou não eu não sei, mas está a nos-luz do filme com Depp. Aliás, até é pecado fazer uma qualquer comparação. Trata-se de um teen-movie que nada tem a ver com o filme original. Confesso que também não esperava mais, mas creio que podiam ter surpreendido. A história que é-nos trazida aos dias de hoje é fraquinha e as interpretações também deixam muito a desejar. Não há muito a dizer sobre o filme, ainda assim fiquei admirado com duas nomeações que o filme teve: nos Cinema Audio SocietyAward (Outstanding Achievement in Sound Mixing for Television - Movies and Mini-Series) e Golden Reel Award (Best Sound Editing in Television Long Form - Sound Effects & Foley). A título de curiosidade, o filme conta com a presença de Nick Carter, o loiro irritante dos Backstreet Boys.

quinta-feira, 29 de março de 2007

O PERFUME


Pois é, só agora deixo aqui um comentário à adaptação do meu livro favorito. Como é meu hábito, não gosto muito de me alongar, preferindo apenas tecer um ou outro comentário que ache mais pertinente.


- O filme é bom, contrariando as críticas portuguesas que correram o filme com bolinhas pretas;

- O actor principal, Ben Wishaw, está perfeito na caracterização deste personagem muito estranho que é Grenouille. Fez-me lembrar em certos aspectos Hayden Christensen, na "Vingaça dos Sith", muito sombrio e misterioso;

- Alan Rickman, não brilha como é seu costume, mas també não desilude;

- Tinha enorme expectativa para saber como iria ser recriado o final, e devo confessar que é forte a orgia final. Não me lembro de ver tanto corpo nú num só filme.

- Enfim, não é um filme que ficará na história, mas recriar todo aquele universo de odores seria muito complicado. Uma nota muito positiva para o filme.

quinta-feira, 22 de março de 2007

Hugh Grant


Esta semana estreia a nova comédia com Hugh Grant. Pode não ser o melhor actor do mundo, mas no que diz respeito a comédia romântica, não há melhor que ele. Ele protagoniza os melhores filmes deste género: "Nine Months", "Notting Hill", "Four Weddings and a Funeral", "Bridget Jones' Diary", "About a Boy" (num género ligeiramente diferente). O meu preferido continua a ser "Love Actually" (este filme é sem dúvida o melhor deste género por vezes sub-valorizado.


Este "Music and Lyrics" ainda não o vi, mas deve ser mais um óptimo filme para ver com a nossa gaja!

quinta-feira, 15 de março de 2007

The OC


Pois começou ontem na FOX a última temporada de "The OC". Com Marissa surpreendentemente morta no último episódio da temporada anterior, a expectativa é grande para perceber como iriam os autores desenrolar a história. O primeiro episódio mantém o nível, ou seja, muito bom. Isto para quem gosta da série. Uma coisa é certa, o final vai ser surpreendente (pelo menos até agora). Como vai acabar Ryan?


PS Eu sei que se trata de um blog de cinema, mas não faz mal porque sou eu que mando.

quinta-feira, 8 de março de 2007

OS MACACOS




Vi este fim de semana o clássico com Charlton Heston "Planet of the Apes". Devo dizer que gostei, mas ficou aquém das minhas expectativas. Confesso que esperava mais e que prefiro de longe o mal-amado remake de Tim Burton. Uma das razões é simples: os cenários do filme de Burton são bem mais atraentes que no original. Mas isso é normal em Burton. Ele é mestre em criar cenários de sonho: veja-se "Sleepy Hollow" ou "Batman" entre todas as outras obras do realizador. Ainda assim e porque data de 1968, o filme de Schaffner é um bom filme, considerado hoje um clássico, mas se fosse produzido hoje isso seria complicado.

terça-feira, 6 de março de 2007

Mais clássicos do Mestre


E lá comprei mais uns clássicos do mestre Hitchcock. Desta vez é "Rope" e "Torn Curtain". Confesso que ainda não tive tempo de ver o segundo, mas o primeiro vai directamente para os meus preferidos de Alfred.

A história é simples: para a dupla de assassínios matar é uma arte só ao nível de seres superiores. James Stewart é como um professor para os dois. Tudo no filme funciona e apenas registo uma falha (aqui da culpa do mestre): o realizador poderia ter optado por não mostrar a cena inicial da morte de David, deixando no ar o suspense para o que estaria dentro da arca. Ao mostrar tirou logo de início a curiosidade do espectador... Ainda assim tudo o resto funciona. À semelhança do que acontecera com "Rear Window", aqui tudo se passa num só cenário, o que para mim é uma mais-valia.

Não há muitas palavras para descrever o filme. Curiosamente o filme não teve grande sucesso quando saiu, mas isso não faz dele um filme menor.


MUITO BOM

THE DEPARTED


Finalmente um pequeno comentário ao filme de Scorsese.

O filme é realmente bom, mas falta-lhe qualquer coisa para chegar ao estatuto de obra-prima. As interpretações são muito boas. Claro que destaco o duo principal (DiCaprio e Dammon) e o velho Jack Nicholson (como é que nao teve a sua nomeação da praxe depois de mais uma estrondosa interpretação?). O final é levado ainda mais longe que em "Infernal Affairs". Aqui morre tudo e mais nada. Mark Walbergh (com a sua nomeação) faz um papel detestável e faz muito bem.


Um filme é feito de actores. São os actores que lhes dão estatuto ou não. Este filme feito por actores mauzinhos seria fraquinho.


Leonardo DiCaprio, apesar do seu ar de menino, está feito um homem, e é talvez o grande actor da sua geração.


Contudo e apesar de todos os ingredientes para se tornar um clássico, falta ali qualquer coisa para lá chegar. Ainda não sei o que é, mas...

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

Saem mais uns clássicos







E lá comprei mais uns clássicos para a minha dvdteca. Desta vez foram três novos filmes. São eles:

- "Planet of the Apes" com Charlton Heston;

- "The Maltese Falcon" que é apenas considerado um dos melhores filmes de sempre;

- "Frenzy" mais um do mestre Hitchcock.
Ainda não posso fazer nenhum comentário em relação aos filmes, apenas que tenho a certeza que enriqueci bastante a minha colecção.


segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

HAPPY BIRTHDAY MISS CHRISTINA


Parabéns minha querida Christina!
Faz hoje 27 anos a actriz que eu descobri ao ver em "Casper". A bela com um olhar penetrante que já não é a menina enamorada de um fantasma deixa-me fora de mim. Cada presença garante um brilho maior ao filme. O meu preferido ainda é "Sleepy Hollow" ao lado de Johnny Depp. Os últimos filmes são "Home of the Brave" de Irwin Winkler com Sam L. Jackson, e "Black Snake Moan" de Craig Brewer com curiosamente Sam L. Jackson.

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

Sabrina


Bem e hoje vai ser dia de ver dvd. Comprei mais um clássico dos anos 50. "Sabrina" com Humphrey Bogart e Audrey Hepburn. Deixo apena algumas curiosidades sobre o filme, que não interessam a ninguém.
O filme é de 1954 e tem a realização de Billy Wilder. É um filme a preto e branco com a durção de 113 minutos. Teve 6 nomeações para os Oscares, e ganhou inclusivamente o de "Best Costume Design, Black and White". Teve estreia a 9 de Setembro de 1954.
Humphrey Bogart foi escolhido à última da hora para substituir Cary Grant.
Isto tudo para escrever alguma coisa sobre o filme, porque ainda não o vi!

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007

Finalmente


Finalmente estreou "ROCKY BALBOA"!
Tive ontem o prazer de assistir à ante-estreia nacional do meu muito aguardado "Rocky". Como estava à espera o filme não me desiludiu. Pena não ter estreado ainda em 2006, para fazer parte do meu top do ano, mas não tenho dúvidas que fará parte do top deste ano. O filme é um GRANDE filme. Stallone dá lições de vida e de saber representar. O filme é capaz de comover do início ao fim (com a ajuda da banda-sonora que nos faz recordar do início da saga).
sem dúvida que a carreira de Sly é paralela à do personagem, e há uma frase no filme que resume isso mesmo: "This is who you are. This is who you'll always be."
Numa palavra - FANTÁSTICO!

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2007

Quase quase...


Pois é já na próxima terça-feira que vou assistir à ante-estreia de "Rocky Balboa". Finalmente chega às nossas salas o filme por mim mais aguardado! Depois cá estarei para o comentar (espero que bem). Até lá, espero que a revista Maxmen me valha os dois bilhetes que oferece para o filme!

The Big Sleep


Mais um daqueles clássicos que tenho na prateleira. Vi e gostei. É o típico "film-noir" americano. Humphrey Bogart é um senhor nestes papéis, aqui outra vez ao Lado de Lauren Bacall. Sinceramente prefiro vê-lo ao lado de Ingrid Bergman ("Casablanca"). O clássico de Howard Hawks tem a capacidade de nos deixar pregados ao ecrã, sem nos podermos desconcentrar, ou perdemos a história. Não há dúvida que o cinema era "dourado" nesta época.

terça-feira, 30 de janeiro de 2007

Hounddog


Há um filme que me tem despertado a curiosidade por toda a polémica que se está a gerir à volta dele. Trata-se de "Hounddog", o último filme de Deborah Kampmeier, com Dakota Fanning no principal papel. A polémica gira à volta do facto da actriz, ainda só com doze anos, ter cenas que poderão ser consideradas inapropriadas para a sua idade. Muito resumidamente o filme conta a história de uma miúda precoce mas com problemas que encontra refúgio na música de Elvis Presley. O filme foi nomeado para o grande prémio do Juri do Festival de Sundance, que não ganhou.

sexta-feira, 26 de janeiro de 2007

Que saudades!


Bem e se ontem fui ao cinema ver algo de novo, hoje estou numa de saudosismo. Acho que vou até á minha colecção de dvd e vou rever uma trilogia da minha infância e juventude. Pois, vou ver "KARATE KID". Aos olhos de hoje os filmes até podem parecer um pouco desapropriados ou maus, mas eu cresci nos anos 80 e 90. Tenho hoje 24 anos e cresci a sonhar que tudo era possível, até desancar uma data de tipos com meia dúzia de golpes de karate. Hoje sei que não sou capaz. Talvez acabasse com uns dentes partidos e todo negro. nos tempos que correm, estes filmes fazem-me sentir nostálgico. Creio que o cinema actual já não permite a essas coisas. Não sei se daqui a vinte anos me sentirei saudoso com o passado ao ver um filme de agora, por mais que goste do que vejo. São heróis como Daniel "san", Rocky, Cobra, Terminator, os dinossauros da primeira aventura de Spielberg, Han Solo e tantos outros que me fazem recordar outros tempos.
E hoje estou numa de ver Mr. Myagi a ensinar o Karate a Ralph Maccio.

Dia de cinema

Pois é, ontem foi dia de cinema. Dois filmes que vi:



1º "Blood Diamond" - O filme é bom, violento com os putos a matar tudo o que lhes aparecia pela frente, enfim... Leo DiCaprio merece a nomeação para o Oscar de melhor actor por este filme e não pelo "The Departed".
14/20


2º "Scoop" - Outro filme bom, que me divertiu imenso. É sempre bom ver a Scarlett de fato de banho,e o ar paranóico do Woody Allen é sempre divertido. Vale bem a pena. 14/20

quarta-feira, 24 de janeiro de 2007

Dead Or Alive


Hoje sinto aquele "guilty pleasure". Pois é, deve ser as hormonas que falaram mais alto, mas apreciei o filme "DOA - Dead or Alive". Tenho noção que o filme até é fraquinho, mas ver aquelas beldades lutar, tira-me do sério. Enfim...

segunda-feira, 22 de janeiro de 2007

Week End com filmes

Pode parecer patético mas este Sábado tirei o dia para ver três filmes. Um deles em dvd, e os outros na tv.



"DaVinci Code" - tenho de confessar que quando vi o filme no cinema detestei-o e quando mo ofereceram pelo Natal tive de o rever. Agora que o vi pela segunda vez, já não me parece assim tão mau. Não é um grande filme e nem o Tom Hanks consegue fazer dele melhor. Mas ainda assim apreciei melhor agora a história. Não li o livro, e não tenho intenções de o ler, pois a escrita de Dan Brown não me atrai. 3/5



"The School Of Rock" - Um filme para miúdos e graúdos. Não se fazem filmes para crianças assim há já muito tempo. Jack Black é sem dúvida um grande actor.


"Infernal Affairs" - Gostei de rever este filme. É um clássico que se pode ver e rever, mas creio que não se pode cair no erro de o comparar com "The Departed". São filmes de culturas diferentes.

sexta-feira, 19 de janeiro de 2007

STAR WARS EPISODE 3


The Revenge of the Sith

Fazer uma apreciação deste filme sem referir os anteriores é uma tarefa impossível. O terceiro capítulo da prequela galáctica de George Lucas é provavelmente o melhor dos três, e aquele que mais se aproxima do espírito mágico que a trilogia inicial (Episódios IV, V e VI) nos tinha deixado. Enquanto que nesses episódios, a história centrava-se na figura de Luke Skywalker e na Rebelião que tentava derrubar o Império, os Episódios I, II e III dão-nos a conhecer a história de Anakin, pai de Luke, e de como este se tornou na personagem mítica Darth Vader. O lado político também está presente na forma como a República deu lugar ao Império.
Ao contrário do que muitos poderão pensar, esta saga não é apenas mais um espectáculo de efeitos especiais, mas sim uma história que celebra o amor. O relato da vida de um homem que amou demais, e que para salvar a sua amada desgraçou toda uma galáxia. Uma história que nos pode fazer lembrar a de D. Pedro que se tornou cruel depois da perda de D. Inês. Se por um lado foi o amor que empurrou Anakin para o Lado Negro, também foi o amor que o fez redimir-se no final do Episódio VI. Neste Revenge of the Sith não falta nada: desde os momentos de humor, o drama, os duelos de sabre de luz que nos fizeram sonhar anos a fio (o duelo final entre Anakin e Obi-Wan é genial).
Hayden Christensen é perfeito no papel de Skywalker. O seu olhar amargurado reflecte os sentimentos da personagem que tudo faz para salvar a sua mulher Amídala. George Lucas acertou em cheio ao apostar neste actor; para Hayden o desafio era enorme pois não poderia defraudar as expectativas dos milhões de fãs, uma vez que encarna aquele que é para muitos o vilão mais adorado do cinema. Os restantes actores estão à altura das personagens, com especial destaque para Natalie Portman e Ian McDiarmid nos papéis de Amídala e do Imperador.
A banda-sonora, como é habitual, está ao encardo de um senhor nesta matéria, John Williams. Habituado a trabalhar com os gigantes de Hollywood como Steven Spielberg, e com uma colecção de Óscares e outros prémios já arrecadados, Williams criou verdadeiras peças épicas, seja na altura de maior drama, seja nas grandes cenas de acção.
Encontrar pontos negativos numa saga que se adora é difícil. Naturalmente que o filme os tem, mas não serão muito importantes uma vez que todo o resto nos faz esquecer. Um filme para fechar com chave de ouro a maior saga do cinema popular que se iniciou há trinta anos.

quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

The Prestige


Já faltava um filme assim no cinema actual. O último filme de Christopher Nolan, autor dos aclamados "Memento", "Insomnia" ou "Batman Begins", faz de uma simples história de dois rivais na magia, uma obra mágica. Como é hábito não gosto de fazer comentários muito profundos sobre os filmes que vejo, só algumas notas:

- a dupla rival é bastante credível e sente-se sempre uma empatia por ambos;



- a bela Scarlett usa uns fabulosos vestidos;

- Andy Serkis, a.k.a. Gollum, a.k.a. King kong, tem o papel de Alley neste filme;

- o final adivinha-se mas ao mesmo tempo surpreende!

Um filme sem dúvida que merece ser visto e apreciado com um enorme prazer!