quarta-feira, 28 de maio de 2008

AINDA SOBRE INDY 4


Para todos aqueles que odiaram Indiana Jones IV

Estas palavras não são minhas, mas reflectem completamente a minha opinião. Pertencem a Nuno Markl que as escreveu no seu blog http://www.havidaemmarkl.blogs.sapo.pt/ .


«ATENÇÃO: Esta análise pode conter algumas informações passíveis de funcionar como spoilers... Nada de bombástico, mas aqui se referem alguns pormenores do filme.

Esta é uma discussão interessante: um dos argumentos recorrentes de quem não gostou de Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal é que a história está cheia de coisas forçadas, pouco realistas, estúpidas. Isto parece-me um total e completo disparate. Suponho que a travessia de uma ponte invisível - uma ponte invisível, senhoras e senhores! - e o encontro com um cruzado guardião do cálice sagrado, no unanimemente celebrado A Grande Cruzada, seja mais realista?

Quanto aos extraterrestres, que muita gente acha deslocados do universo de Indiana Jones, faz todo o sentido: que mito mais "Jonesiano" do que este, o que diz que "eles" já cá estiveram e andaram associados às civilizações antigas? De estranhar, era que Spielberg e Lucas ainda não tivessem referido isso em nenhum dos tomos da saga. E faz sentido também se analisarmos a coisa por outro prisma: os filmes de Indiana Jones são baseados nos velhos serials e aventuras série B da juventude dos seus criadores. Há nos três filmes anteriores ecos de coisas como os filmes de Tarzan, por exemplo. O disco voador que surge em O Reino da Caveira de Cristal é série B anos 50 puro.
Sou sincero: acho difícil que um genuíno fã possa detestar este filme. Um fã devoto poderá gostar menos, mas nada há em O Reino da Caveira de Cristal que seja assim tão afastado do universo e da qualidade dos filmes anteriores. Agora, "detestar", como muito auto-intitulado fã prega aos sete ventos? Acho excessivo, mas não vou entrar por um debate sobre gostos - cada um saberá de si e do que achou do filme.O que me parece - e já há quem, entre os espectadores que não gostaram tanto do filme, assuma isso - é que muita gente envelheceu antes de Indiana Jones. E a culpa disso não é do filme... De 1989 a esta parte perdeu-se alguma da inocência que fez com que muita gente amasse os três filmes anteriores, ao ponto de eu achar que se, por exemplo, A Grande Cruzada estreasse hoje, levaria exactamente com as mesmas críticas sobre "inverosimilhança" e "estupidez" que, tristemente, O Reino da Caveira de Cristal está a levar. Parece que estou a ver: "Como é possível, eles encontrarem um cruzado vivo a guardar o Graal? Tão forçado!"Gosto de manter vivo um pedaço da mesma inocência e entusiasmo que me fez ficar fã dos três filmes anteriores e acho que é isso que faz com que tenha adorado O Reino da Caveira de Cristal e me tenha divertido à grande a ver este filme. Reconheço que não será o melhor filme da saga, mas é um bom, divertido, imaginativo, louco filme de aventuras, como já não se faz em Hollywood. O Reino da Caveira de Cristal pede que se deixe o lado adulto e racional à porta da sala de cinema. Sim, todos sabemos que um ser humano não sobrevive a uma explosão nuclear dentro de um frigorífico. Mas este ser humano é o Indiana Jones. Olhando para tudo o que já lhe aconteceu desde 1981, não acham que, de uma forma realista, ele já devia estar morto há que tempos? Toda a sequência no bairro artificial no campo de testes nucleares é um delírio puro, quase de desenho animado (e não esqueçamos que Spielberg nunca escondeu as influências de Chuck Jones e dos cartoons clássicos da Warner Bros). A mim chocou-me que, nesta ânsia por questionar a verosimilhança de um filme de assumida e delirante fantasia como este (e como os outros da saga) alguém - não me lembro qual de vós, leitores - tenha até questionado a cena das cascatas... Se todas aquelas quedas de cascata não são Indiana Jones 100% puro, não sei o que será!

O meu conselho: revejam a trilogia clássica, que me parece que muitos dos que se insurgem contra o novo filme já não devem ver os antigos há que tempos. E depois vejam (ou revejam) O Reino da Caveira de Cristal com outros olhos. Os mesmos com que vimos os filmes anteriores em 81, 86 e 89. É capaz de ser um esforçozinho, recordar o espírito com que alinhámos em Salteadores da Arca Perdida, Indiana Jones e o Templo Perdido e Indiana Jones e a Grande Cruzada, mas eu tenho cá para mim que vale a pena.»


Nuno Markl


3 comentários:

Unknown disse...

Eu percebo todos esses pontos que o Markl mencionou mas a verdade é que essas componentes irrealistas que são referidas logo no início do texto são uma das causas para eu gostar menos da saga Indiana Jones. Mas não foi por esse facto que gostei menos do Reino da Caveira de Cristal. Foi mesmo pelo facto do argumento basear se em várias coincidências ilógicas e algumas cenas de acção (como a do frigorífico) completamente absurdas. Não obstante é um filme que me deu prazer na sua visualização. Apenas fiquei um pouco desiludido pois esperava mais. Atribuo a nota de 7/10.

Abraço

Anónimo disse...

Adorei seu post!

Pessoal, essa eu tenho que recomendar, dois sites interessantíssimos: www.meus3desejos.com.br e www.videoflix.com.br.

Abs.

JB disse...

Quando se fala de Indiana Jones, é normal esperar sempre o melhor, mas creio que, fosse qual fosse o resultado do filme, iria sempre deixar a desejar. Pela simples razão que a trilogia inicial ficou duas décadas na nossa memória. E as pessoas que adoraram essa trilgia cresceram uns anitos e vêm agora o novo filme com outros olhos. Se conseguirmos ver este Indy 4 com olhos de criança, tenho a certeza que vamos adorar!