sexta-feira, 14 de agosto de 2009

PUBLIC ENEMIES

E vi finalmente o mais recente filme de Michael Mann (que parece que só saber fazer bons e grandes filmes). Este era mesmo daqueles que queria mesmo ver, daí que tenha ficado com um pequeno amargo de boca no final. Epa, se formos comparar com o que aí anda, este destaca-se e é melhor que muitos.
Na minha opinião o filme tem um grande problema: é para mim inevitável compará-lo a outro filme do realizador, Heat. Temos uma história do gato e do rato, em que o "rato" ganha a simpatia do espectador, e vêmo-nos na situação de quase querer que os maus escapem. Acontece que este perde em todos os aspectos para essa obra-prima que foi Heat. Nunca temos ao longo deste Public Enemies a carga dramática que qualquer cena de Heat tinha. Depois, creio que não há dúvidas que tanto Bale como Depp são grandes actores e dos melhores da sua geração. Mas a dupla DeNiro/Pacino foi daquelas duplas que não se encontram assim tão facilmente no cinema. A sua cumplicidade era enorme. E nesse aspecto, parece-me que tanto Depp como Bale têm prestações positivas mas não vão ficar na memória.
Depois, nas cenas de acção os planos eram propositadamente tremidos, mas creio que houve um exagero. Além do mais o filme é demasiado longo. Heat era mesmo mais longo, mas não se dava pelo tempo passar. Aqui, houve uma certa altura que queria que despachassem mais depressa o filme.
Resumindo e concluindo, é um bom filme, mas para mim o maior defeito nem é do próprio filme. Tenho a certeza que daria mais uns pontinhos ao filme, se no curriculum do realizador não estivesse uma obra como Heat.

PS: Peço desculpa por ao longo do texto referir 5 vezes o nome de Heat (com esta 6) e apenas uma vez do filme que comento.


Sem comentários: