sexta-feira, 11 de setembro de 2009

5 NOITES 5 FILMES

Uma semana, cinco noites, cinco filmes.

- THE HILLS HAVE EYES
Remake de um filme de terror de Wes Craven (quem haveria de ser) dos anos 70. O filme, que quando saiu foi muito bem falado. Diziam que se tratava de um bom filme de terror. A história, apesar de tudo, já não é nova. Uma familia, perdida no deserto americano, é torturada por uns seres mutantes, "vítimas" de ensaios nucleares constantes. Pode ser mais do mesmo, mas enquanto uns fazem mais do mesmo em mau, outros (como é o caso) fazem bem. Não é nenhuma obra-prima do género, mas supera as melhores expectativas.
- GROUNDHOG DAY
Um daqueles clássico intemporais. E intemporal é o adjectivo que mais se adequa aqui. Bill Murray, fica "preso" ao mesmo dia. Ou seja, ao acordar, este não encontra um amanhã. É sempre hoje ( o mesmo dia no calendário). Uma bela premissa que poderia dar para o torto, mas que resultou num grande filme, hoje considerado um clássico, muito justamente.

- THE QUEST
E quando Jean Claude Van Damme fazia filmes que até nem era maus de todo, apesar de ele não ser um actor propriamente dito. E este "Em Busca da Cidade Perdida" é talvez o melhor filme do belga (à excepção do recente JCVD). Tem porrada à la Van Damme, torneios de Muay Thai, e até tem Roger Moore.

- KICKBOXER
O primeiro de uma "saga" tinha Van Damme (again) como o actor principal. Clássica história de vingança, num filme que marcou um género para o actor.


- WATERWORLD
E a semana acabou com um daqueles filmes incompreensíveis. Como é possível que um filme que tinha tudo para brilhar nas bilheteiras, saiu um autêntico flop, levando quase a Universal a uma "falência". Uma premissa muito interessante: num mundo pós-apocalíptico o mundo ficou coberto de mar, havendo o mito da Dry Land (Terra Seca). Um actor que na altura estava na moda e era garantia de uma boa bilheteira: Kevin Costner. Enfim... As pessoas resolveram faltar à chamada e não aderiram ao filme. Sobre a fita, devo dizer que poderia ter saído dali um clássico do género, mas também não é tão mau como o pintam. Acção qb, bandidos também eles bons... etc etc etc... A partir daqui Costner nunca mais foi o mesmo, e nunca mais conseguiu um êxito de arromba.

4 comentários:

Unknown disse...

Dos que referes apenas vi o Groundhog Day e devo dizer que adorei. Já não se fazem comédias assim nos dias que correm. O seu segredo está no facto de não procurar explicar o sucedido mas sim explorar conveniente e coerentemente os eventos que se podem suceder. Bill Murray é absolutamente fenomenal e hilariante. As sequências do suicídio são fenomenais. E o término de fita acaba por ter uma bonita mensagem.

Abraço

Red Dust disse...

Vi três dos cinco...

'Groundhog Day' é uma comédia sublime. Do melhor.

'The Quest' será dos filmes em que se aguenta melhor JCVD, que é um actor (?) que nunca me convenceu.

'Waterworld', estou de acordo com a tua opinião. Longe de ser uma obra prima, mas também não é assim tão mau...

Abraço.

Gema disse...

Dos que referes, vi apenas Groundhog Day, que taé gostei bastante... um filme a rever quando possa ;)
Bjs

Dewonny disse...

Vi todos esses!
THE HILLS HAVE EYES é muito bom!
GROUNDHOG DAY é excelente, melhor filme com Bill Murray!
WATERWORLD eu achei + ou -!
E os outros 2 estão entre os melhores do Vandamme!
Abs! Diego!