quinta-feira, 1 de outubro de 2009

REMAKE - KING KONG


Começo aqui hoje uma nova rúbrica (já há poucas né!!). Nela se debatem remakes! Confrontam-se os originais e discutem-se diferenças. Qual o melhor? Porquê? Etc e tal...

O primeiro filme que proponho é King Kong. Em 1933 o mundo era surpreendido com um filme de aventuras protagonizado por um enorme gorila! Influenciado claramente por Lost World (1925) o filme arrebatou as pessoas, e de facto era mesmo arrebatador. Sequelas foram feitas, tentativas de remakes também. Os remakes mais conhecidos foram mesmo o de 1976 com Jessica Lange e mais recentemente pelas mãos de Peter Jackson. Este último gerou controvérsia. Por um lado houve quem odiasse a tentativa de Jackson que dizem que saiu completamente furada. Por outro (onde eu me incluo), houve quem adorasse. Além de visualmente ser um estrondo, o filme tem de tudo: desde um pouco de comédia, muita aventura, cenas de suspense incríveis e uma carga dramática que o original não conseguiu transmitir. A cena na pista de gelo é então sublime e linda! Para mim, mesmo sendo o original um clássico muito bom, este remake conseguiu a proeza de melhorar.



E para vocês??

6 comentários:

Rodrigo Mendes disse...

Acho as duas versões fantásticas.

Abraço

O Cara da Locadora disse...

Acho que por ser um filme que se baseia muito em seu visual, a continuação realmente tende a ser melhor (quando bem feita, como essa)... Mas, adoro os dois, cada um na sua categoria de 'incomparável', rs...

Gema disse...

Gostei bastante do original a preto e branco e gostei imenso deste de Peter Jackson, mesmo indo contra todas as criticas - não ligo nenhuma a elas, se gosto, gosto, se não gosto, não gosto - eu sou assim!
Dos três só me falta o de 75 com a Jessica Lange e não me lembro muito bem dele, pois vi quando era muito pequenina...
Bjks

JB disse...

É bom ver que afinal ainda ha pessoas que conseguem adorar as duas versões!

Obrigado a todos pelos comentários

Roberto Simões disse...

Eu não sou a pessoa certa para este debate. Ainda não vi a versão de 33. Contudo não resisto a comentar o filme de Peter Jackson: tecnicamente tem tudo: e tecnicamente significa muito. Nas interpretações também e do argumento acho que não se podia esperar muito mais. Mas acho que o que faltou a este KING KONG de 2005 foi uma realização melhor, que fizesse o todo funcionar para além dos efeitos especiais. Às tantas, soa a falso e a incapacidade para senti-lo vem ao de cima.

Cumps.
Roberto Simões
CINEROAD - A Estrada do Cinema

Unknown disse...

Cá eu gostei mais do original. Só vi o remake no cinema e já não tenho uma recordação assertiva mas recordo-me que desiludiu um pouco, e que peca claramente pela excessiva duração.

Abraço