segunda-feira, 23 de novembro de 2009

A CHRISTMAS CAROL

E já começam a estrear os filmes natalícios. E começa logo com o filme que provavelmente tem mais de Natal dentro de si. Um Conto de Natal é talvez a adaptação mais fiel ao conto de Charles Dickens. Talvez não tenha visto todas as adaptações do livro, mas uma vez que o li, posso afirmar com toda a certeza que em termos de passagem do livro para o cinema, fidelidade é a palavra que me surge.
É certo que o filme tem mais de terror do que se poderia imaginar. É certo que o filme não vai agradar tanto aos mais novinhos. Mas esta é uma adaptação de uma das mais belas histórias alguma vez contadas.
Confesso que não poderei falar sobre as interpretações. Não sei até que ponto o tipo de tecnologia utilizado pode camuflar o desempenho dos actores. Mas com um elenco que conta com Jim Carrey e alguns dos melhores actores britânicos da actualidade como Bob Hoskins e o sempre bem Colin Firth, só ajuda a que o "motion capture" (creio que a tecnologia se chama assim) brilhe mais. Tenho é pena de ter visto a versão dobrada. Ainda terei de ver a versão original. Creio que podemos estar perante um clássico de Natal, que tem de ser visto por miúdos e graúdos...

Um aparte: Jim Carrey parece estar destinado aos personagens clássicos natalícios. Depois de encarnar Grinch no muito criticado How the Grinch Stole the Christmas (eu gostei bastante), encarna agora a mítica figura de Scrooge!


2 comentários:

Gema disse...

Tenho muita curiosidade em ver este filme, mas não me vês num cinema a ver filmes dobrados - ODEIO! Só em original :P
Eu tb gostei imenso do Grinch e tenho-o na minha colecção - é tão giro :P
Bjks

JB disse...

Pois eu fui enganado ver a versao dobrada... Disseram-me que a versão que estava nos cinemas era a versão original, e eu quando comprei o bilhete nem perguntei... Realmente a versão original está cá mas só à noite. Eu até prefiro ir à noite, mas não podia.... Enfim... Se bem que hoje em dia, as versões dobradas até são conseguidas...
bj