sábado, 24 de janeiro de 2009

COMEDY DAY


- A TRETA CONTINUABem, nem tudo se resume a cinema. O teatro é também um dos meus passatempos, e nesta minha terrinha junto ao mar onde desagua o Mondego, tive sorte que veio uma peça que desejava ver há já algum tempo. A ideia era fazer apenas uma sessão, mas como os bilhetes voaram num ápice, lá decidiram, e bem, fazer uma sessão extra da Treta Continua. A continuação do mega-sucesso (tendo em conta o panorama português) Conversa da Treta é mais uma vez um delírio para os olhos. Como é que dois homens e duas cadeiras conseguem fazer uma pessoa rir durante quase duas horas seguidas? É bom saber que em Portugal existem Actores (com letra maiúscula) que são do mais profissional que há. José Pedro Gomes e António Feio protagonizam uma sátira a Portugal como deve ser. Nem quando algum deles se desmanchava a rir, perdiam o profissionalismo. Cada frase é digna de ficar registada nos anais do teatrro. Assim de repente lembro-me por exemplo: "Eu gosto de sexo é pelo convívio" ou "Isto não é careca. É falta de cabelo." Mas existem muitas mais.
Começa logo com um acusar o povo português dos atrasos para os espectáculos. Afinal, quem é que não se irrita por estar numa sala de cinema, teatro, o que for, e depois de já ter começado o espectáculo, entrarem pessoas atrasadas e incomodar quem chegou a horas. Depois falou-se de tudo, desde a Educação ("Antes os putos íam à escola, agora as crianças vão para o estabelecimento de ensino"), petróleo, etc.
Para esta peça nota máxima.


- YES, MAN!

Bem, e depois, já perto da meia-noite, lá tive tempo para ir ao cinema. Como a esta hora não gosto de ver filmes muito longos, tive de adiar o visionamento do filme de Benjamin Button, por isso optei por uma comédia com um dos meus actores favoritos, Jim Carrey.

E confesso que saiu daqui um filme diferente do que estava à espera. Esperava um filme com o tipo de comédia que tornou o actor famoso. Mas não! Mesmo que esteja lá presente aquele humor escatológico, físico de Jim Carrey, o realizador conseguiu dosear as coisas, tornando o filme numa comédia romântica muito bem-disposta e sem pretensiosismos. E apesar de a premissa do filme se assemelhar ao outro filme de Carrey Liar Liar, atenção que são muito diferentes. Cada um à sua maneira são filmes bem divertidos. E depois este tem a presença da minha nova musa, a Zooey Deschanel. É ela que é o "doseador" neste filme. Bem, não sendo uma fita que vá ficar na história, é para já uma das melhores comédias românticas dos últimos meses!

2 comentários:

Filipe Machado disse...

As tuas críticas estão cada vez melhores. Parabens!

JB disse...

Filipe,

Obrigado por achares isso. Sempre disse que de crítico não tinha nada. Não sou daqueles que escreve análises muito longas aos filmes. Para isso, existe outros bloggers que o fazem muito bem. Eu limito-me a dizer em poucas palavras se gostei ou não e porquê.
Abraço