quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

FILMES QUE MOSTRAM A CRIANÇA QUE HÁ EM MIM

A infância é uma idade gira. E quando se vive essa época entre os anos 80 e inícios dos 90 ainda mais. É engraçado que os filmes que achamos os melhores do mundo, afinal estão repletos de defeitos. Mas isso não importa nada. Desde que nos façam sonhar, imaginar que estamos a viver essas aventuras. Houve alguns (muitos) filmes assim. São esses filmes, que se forem vistos pelos putos de hoje, eles vão é gozar com o filme de tão ridículos que possam parecer. Alguns filmes envelheceram mal, outros continuo a gostar de ver, pois continuo a ter essa criança dos anos 80/90 dentro de mim.

Deixo aqui alguns filmes, ditos juvenis, que ainda hoje gosto de rever vezes sem conta.

- THE GOONIES (1985)

Um grupo de miúdos, um mapa do tesouro, um farol misterioso, grutas secretas, um gigante deformado, uma má como as cobras. O que é que um puto pode querer mais de um filme. Clássico juvenil dos anos 80, produzido por Spielberg e realizado por Richard Donner, é um mundo de aventuras. Quantas vezes não quisemos fazer parte daquele grupo à procura do tesouro?



- DIE UNENDLICHE GESCHICHTE (1984)



O título original é mesm0 em alemão e para quem não percebe nada dessa língua pode tornar-se complicado saber que filme é esse. Mas se disser História Interminável, aí já se faz luz. Wolfgang Petersen tem aqui o seu primeiro grande sucesso depois do outro clássico Das Boot. Bastian que se perde na leitura do livro "Neverending Story". O filme já teve várias sequelas e alguns contos feitos para televisão. A música do genérico é intemporal.

- KARATE KID (1984)



Daniel-San e Mr Myagi protagonizaram uma das melhores duplas dos anos 80. Mestre e aprendiz na arte do Karaté fazem parte da minha infância, numa trilogia que já vi e revi dezenas de vezes.

- TEENAGE MUTANT NINJA TURTLES (1990)


Confesso que nunca li a BD original. Antes de ver os filmes ainda só conhecia os desenhos-animados que via na televisão. Depois com os filmes fiquei fã das tartarugas. O humor, a acção, enfim, para mim tudo era perfeito no filme! A minha velhinha VHS estragou-se, e agora não encontro os DVD da trilogia. Mas sei os filmes de cor e salteado. "Go Ninja Go Ninja Go"

"Cauabonga"

7 comentários:

Daniel S. Silva disse...

Ehehe. Olha os "The Goonies". Eu gostei mesmo a sério desse filme, ainda hoje revejo quando está a passar na tv. Desses todos, esse é o filme que mais destaco! :)

Abraço!

Anónimo disse...

Acho que são filmes bem marcantes para todos dessa geração... Eu li o livro de "História sem fim" (nome no Brasil) e Slot é apelido de muitos amigos meus, rs... Eu li em algum lugar que estão pensando em fazer um novo Karate Kid com Jackie Chan no lugar do Miagy, procede?

Fernando Ribeiro disse...

O que eu me divirto sempre que vejo as Tartarugas Ninjas. Não é um filme perfeito mas que marcou sem dúvida a minha infância.

Abraço.

JB disse...

Pois parece que estão mesmo a fazer um "remake" de Karate Kid com Jackie Chan e creio que com o filho de Will Smith. Vamos ver o que irá sair dali.

Anónimo disse...

III Que bem!! Eu adorava qualquer um destes filmes em criança! De certo filmes que nos marcaram a todos...

madmax disse...

Caro João.

Excelente Post e Excelente Blog. De facto, existe em mim toda um imaginário de puto que cresceu a ver os primórdios do Spielberg e de todos esses filmes com miúdos e mapas do tesouro.

Embora esteja feliz por ter encontrado um amigo que cresceu a ver os mesmos filmes e a identificar-se com toda uma década que parece estar completamente esquecida, quer em cinema quer nas restantes manifestações culturais, sinto que estamos a pouco e pouco a envelhecer.

Há pouco tempo descobri um video no You Tube de um filme chamado "Dark Crystal" completamente animado por fantoches e apesar de ter a mão do George Lucas, seria impensável hoje em dia os putos se entreterem com esse filme.

Nós em putos, eramos muito mais calmos, eramos capazes de estar um dia inteiro sentados num mone de areia a brincar com carrinhos da Matchbox ou da Marjorette, os computadores quando os havia eram Spectrums e com Jogos minimalistas.

Pergunto-me se hoje em dia essas doenças da moda como a Hiperactividade dos putos a Ansiedade, não se devem em parte ao rápido consumo e formas cada vez mais hiper-realistas e também perturbadoras dos putos se entreterem.

Gostaria que desses uma olhada ao meu Bloge, pois certamente irás encontrar nele, diversas textos com que te possas igualmente identificar.

Se me permites vou adicionar o teu blog à minha lista de Blogs que estou a seguir.

http://www.youtube.com/watch?v=ZzgVPB5dpgg

madmax

JB disse...

Madmax,
Obrigado pelo comentário! é uma opinião pertinente com a qual concordo plenamente! e é sempre bom, que apesar de o Blog estar em modo "stand-by" continue a receber visitas e comentários. Claroi que visitarei o teu blog.
Obrigado e cumprimentos