sábado, 10 de janeiro de 2009

HAPPY BIRTHDAY TINTIN


Foi há precisamente 80 anos que Tintin apareceu pela primeira vez na publicação Le Petit Vingtième. E assim nasceu uma lenda na cultura em geral e na 9ª Arte em particular. Eu sou fã desde sempre das aventuras do repórter. Enfim, chamar repórter é estranho, pois ele apenas escreveu uma repostagem na primeira obra "Tintin au Pays des Soviètes". Tenhos as obras tanto em livro com em DVD (não todos), nas magníficas incursões no mundo da animação.

Sim, eu sei que há aqueles que acusam Tintin (ou antes Hergé) de racismo, maltratar os animais nas suas primeiras obras (Tintin au Congo é um caso flagrante), mas convém contextualisar as obras à data em que foram escritas. Atenção que não estou a desculpar o herói. Afinal ele praticamente massacra uma série de animais no Congo. Mas até nisto hove evolução. Desde as obras mais "naïfs" do início até algo mais elaborado para o fim.

Enfim, mais do que qualquer herói de banda-desenhada, este é para mim o maior.

2 comentários:

Filipe Machado disse...

Bom dia,

Envio esta mensagem com o intuito de dar a conhecer o meu recém-criado blog sobre cinema (http://www.additionalcamera@blogspot.com). Sou um amador por estas andanças, mas se lhe interessar o conteúdo do meu sítio, gostaria de receber o seu apoio para divulgá-lo, nomeadamente através da colocação de um link no blog que administra. Colocarei também o seu endereço na minha rubrica “Additional Cameras”.

O meu muito obrigado pela sua atenção!

Sem outro assunto de momento, desejo-lhe as maiores felicidades para o futuro!

Filipe Machado


P.S. – Participe na sondagem "Melhor James Bond com Sean Connery" até ao dia 31 de Janeiro 2009, em http://additionalcamera@blogspot.com.

Red Dust disse...

Também tenho todas as histórias (em livro ou em revista). O mundo de Tintin evolui (para melhor...) mediante o passar dos anos. É uma personagem de BD fundamental e de referência.

Às tantas até gostaria de ver novas aventuras (tal como acontece com Blake & Mortimer), mas, infelizmente, Hergé não o permitiu...

Veremos se sempre aparecerá a adaptação para cinema de Spielberg.

Abraço.